Saúde

Paraná confirma oito mortes em uma semana pelo vírus da gripe

O informe semanal sobre os casos de gripe no Paraná registra 212 casos confirmados no estado, com 51 óbitos. São 8 mortes a mais que na semana anterior que apontava 43. Os óbitos confirmados aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé. O informe foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Saúde do Paraná.
Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com 7 óbitos confirmados desde o começo do ano. O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

Prevenção

Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Sesa recomenda medidas preventivas. “A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta o Enfermeiro Chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis Renato Lopes. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda estar presentes: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão.
Como medidas preventivas, a Sesa recomenda: freqüente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.