Araucária

Para Araucária e Região, o eclipse ‘começa’ às 17h46 desta sexta-feira

Olhar para o céu no início da noite desta sexta-feira (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno. Mas isso depende do local que você está. Em Araucária, por exemplo, o nascer da lua está previsto para as 17h46, olhando para o Leste. E também é preciso contar com a sorte. A previsão  é de céu com algumas nuvens neste horário.
O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, em matéria na página da Agência Brasil.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29.
Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.
O próximo eclipse total da Lua, contudo, não está distante. Ele deve acontecer no dia 21 de janeiro de 2019, e vai começar e terminar durante a noite.

Arena Digital acompanha o fenômeno com telecóspio a partir das 17h30
O FTD Digital Arena  vai abrir as portas, hoje, para os interessados por astronomia para acompanhar o eclipse lunar total. O espetáculo, visível com telescópio, acontecerá no início da noite. Na ocasião, o físico João Carlos de Oliveira acompanha a ação e estará disponível para esclarecimento de dúvidas a respeito da ação da natureza que no passado já intrigou muito a humanidade.
O FTD Digital Arena é a primeira plataforma de tecnologia digital fulldome, com imersão 360º, multicultural do Brasil. Um espaço tecnológico e multidisciplinar localizado no Câmpus Curitiba da PUCPR. A observação acontece em frente ao FTD Digital Arena, a partir das 17h30 até as 19h30.

 

BEM PARANÁ

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.