Araucária

PANDEMIA: Espaços culturais de Araucária têm até 10 de outubro para solicitar subsídio da ‘Lei Aldir Blanc’

Dentro do previsto na Lei Federal nº 14.017/20 (Lei Aldir Blanc), os espaços culturais de Araucária que tiveram as atividades interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19 podem ser inscritos para solicitar o subsídio emergencial destinado ao setor cultural. O prazo final de solicitação é 10 de outubro. Os detalhes sobre as solicitações do subsídio estão no edital nº 01/2020, publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (11). A lista com os beneficiários do  subsídio e os valores  das  parcelas  serão publicadas no Diário Oficial do Município.

Conforme o edital, o representante legal do espaço deve acessar o site www.sic.cultura.pr.gov.br  com  seu  login  e  senha,  clicar  no módulo “Auxílio Emergencial Cultural – Lei Aldir Blanc”, depois em “Solicitação de Auxílio” e “Cadastrar Nova Solicitação de Subsídio Mensal”. O subsídio mensal pode variar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, de acordo com os critérios validados pelo Comitê de Trabalho de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Federal n° 14.017/20.

É importante destacar que informações sobre despesas com internet, transporte, aluguel, telefone, consumo de água e luz, pagamento de pessoal, prestadores de serviços e impostos podem ser incluídas no momento da solicitação. O edital prevê que o beneficiário poderá utilizar o recurso do subsídio para “repor bens que tenham sido vendidos em razão da pandemia, desde que essenciais para as atividades desenvolvidas”. 

CONTRAPARTIDA CULTURAL – Além da prestação de contas sobre o subsídio, o beneficiado terá como contrapartida a obrigatoriedade de realizar atividades gratuitas destinadas, prioritariamente a alunos de escolas públicas ou atividades em espaços públicos de sua comunidade, em cooperação e planejamento definido com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

ESPAÇOS CULTURAIS: Segundo o edital nº 01/2020, estão incluídos entre os espaços culturais: os Pontos e pontões de cultura; Teatros independentes; Escolas de música, de capoeira e de artes e estúdios, companhias e escolas de dança; Centros culturais, casas de cultura e centros de tradições regionais; Museus comunitários, centros de memória e patrimônio, Bibliotecas comunitárias;  Centros artísticos e culturais afro-brasileiros; Festas populares, inclusive o carnaval e o São  João, e outras de caráter regional; Teatro de rua e demais expressões artísticas e culturais realizadas em espaços públicos; Livrarias, editoras e sebos; Empresas de diversão e produção de espetáculos; Estúdios de fotografia; Produtoras de cinema e audiovisual; Ateliês de pintura, moda, design e artesanato; Galerias de arte e de fotografias; Feiras de arte e de artesanato; Espaços de apresentação musical; Espaços de literatura, poesia e literatura de cordel.

DÚVIDAS? Informações adicionais necessárias podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio do telefone/Whatsapp (41)3901-5204 e pelo e-mail  leialdirblanc@araucaria.pr.gov.br. Esses contatos também servem para agendar atendimento presencial na SMCT para quem encontrar dificuldade de preencher e anexar todos  os  documentos  no  sistema de cadastro. Será preciso levar, no dia e horário agendados, os arquivos (físicos e/ou digitais) para efetuar o cadastro. 

* Edital nº 01/2020: CLIQUE AQUI
* Lei Federal nº 14.017/20 (Lei Aldir Blanc): CLIQUE AQUI

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.