Araucária

Palestra dá dicas para evitar acidentes domésticos com os idosos

Uma palestra realizada na quarta-feira (30), na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso de Araucária (CSMI) mostrou como tornar a casa mais segura e evitar que os idosos sofram acidentes domésticos. Um cenário foi preparado especialmente para mostrar na prática alguns dos principais problemas enfrentados pela terceira idade.

Os acidentes domésticos são bem comuns nessa faixa etária, já que os idosos já não possuem tanta agilidade para se desvencilhar de uma possível queda, já não enxergam bem, possuem a saúde e os ossos frágeis. Além disso, podem sentir tonturas ao se levantar ou devido ao uso de medicamentos.

Atitudes simples podem auxiliar na prevenção ou amenizar as quedas, as quais, segundo o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, são a principal causa de internamento dessa faixa etária no SUS. A proporção é de 93 mil idosos que se internam por ano no sistema devido quedas (53%), violências e agressões são responsáveis por 27% das internações e os acidentes de trânsito ficam em terceiro no ranking com 20%.

A coordenadora da CSMI, Karina Isobe, explica que para mudar esse cenário, alguns cuidados dentro de casa são importantes, pois a maioria das quedas de idosos acontece no próprio domicílio. “A palestra e a oficina que fizemos foi para que eles mesmos aprendam a identificar riscos dentro de casa, para que consigam modificá-los por meio de medidas simples e possam transformá-la em um lugar mais seguro”, diz.

A Clínica de Fisioterapia do Idoso atende muitos idosos após fratura de punho e de fêmur. A maior parte das quedas acontece no banheiro, devido ao piso molhado com água e sabonete, sem tapete antiderrapante e às vezes por falta de barra de apoio. Um simples fio de telefone solto no meio do caminho pode causar um bom estrago.

Confira algumas dicas para dentro de casa:

Mantenha os ambientes bem iluminados.

Durante a noite deixe uma luz acesa no quarto, no corredor e no banheiro.

Ao subir escadas, use o corrimão para se apoiar.

Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro.

Guarde seus objetos de uso frequente em locais onde você possa alcançar facilmente. Nunca suba em banquinhos ou cadeiras para alcançar algo.

Mantenha os pisos secos e evite encerá-los. Evite os tapetes ou fixe-os ao chão.

Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefira calçados fechados e de salto baixo. Nunca ande descalço ou só de meias.

Não deixe fios de luz, roupas, objetos espalhados nos trajetos por onde você anda.

Cuide-se também na rua:

Ao andar na rua, preste atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas.

Só atravesse a rua na faixa de pedestre e respeite o sinal. Não corra!

Use sempre seus óculos, aparelhos de audição e bengalas se precisar.

Se não se sentir seguro, não saia de casa desacompanhado.

 

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.