Paraná

Pagamento do IPVA com desconto de 3% começa nesta semana no Paraná

Proprietários de veículos emplacados no Paraná devem ficar atentos para o prazo de pagamento em cota única com desconto de 3% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), relativo ao exercício de 2018. A data para efetuar a quitação à vista começa na quarta-feira (10) e se estende até o dia 16 de janeiro, dependendo do final da placa. No ano passado, 28,5% dos donos de veículos fizeram essa opção.
Já o prazo para quem preferir parcelar o tributo em até três vezes, sem o desconto, terá início no dia 22 de janeiro e segue nos meses de fevereiro e março, também de acordo com os números finais da placa.
O Paraná conta atualmente com uma frota de 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados. A maior parte desses veículos automotores terá alíquota de 3,5% e a expectativa de arrecadação é de R$ 3,2 bilhões com o imposto. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%
Em 2018, a frota de veículos tributados teve uma redução de 1,37% e a de não tributados um crescimento de 5,24%, motivado pelo ano de fabricação ou outras isenções legais. Há imunidade para veículos de propriedade da União, estados e municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos (antes de 1998).
Toda a arrecadação do IPVA é dividida entre Estado (50%) e os municípios onde o veículo foi registrado (50%).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.