Araucária

Pacto Metropolitano é discutido em Araucária

15_reuniao_codar

Alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estão se reunindo para propor a implantação de um Pacto Metropolitano, visando principalmente o desenvolvimento econômico integrado de Curitiba e região. Na terça-feira (24), Araucária recebeu a visita de representantes da Lapa, Rio Negro e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O pacto objetiva projetar os municípios da RMC por meio de um plano estratégico de desenvolvimento econômico, pensando em potencializar e complementar a atuação de cada município. Seria uma maneira de estimular uma estrutura com mais encadeamento produtivo”, explica o coordenador geral do projeto, Josemar Ganho, da Lapa.

Na pauta da reunião foram discutidas e divididas tarefas para andamento do projeto, como a metodologia de trabalho para elaboração do plano, assinatura de adesão dos municípios que se interessem em fazer parte do pacto, metodologia para criação da agenda emergencial (que inclui intervenções de caráter ferroviário e rodoviário) e cronograma de reuniões. A próxima reunião ficou agendada para acontecer dia 6 de abril, em Rio Negro.

Essa foi a 1ª reunião do grupo após a eleição que escolheu a mesa diretora para coordenar a ação. A intenção agora é verificar com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) a possibilidade de estabelecer um vínculo de trabalho com o grupo.

Fortalecimento

A participação de Araucária no pacto é vista como de grande importância para o município, relata o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Araucária, Marco Ozório, eleito como coordenador técnico do projeto.

“É uma oportunidade para potencializar a união entre os municípios e permitir que alguns projetos possam ser executados com parcerias de instituições renomadas e amparo da esfera estadual e federal. Esse fórum permanente de diálogo e cooperação ajudará a fortalecer projetos estratégicos de integração, principalmente referente à infraestrutura de transporte, logística e energia”, comenta.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.