Araucária

Outubro Rosa promove seminário sobre gravidez na Adolescência

Na quinta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Seminário: Gravidez na Adolescência, no anfiteatro da Prefeitura. A palestrante Marly Marton fez uma fala para funcionários da Prefeitura e para participantes do Adolescentro Costeira sobre mitos e verdades envolvendo o tema. Além disso foram apresentados alguns dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, levantados pelo Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Araucária

O grupo de teatro GAE (Grupo de Apoio Educacional), da Secretaria de Saúde, fez uma apresentação para descontrair e ampliar a reflexão sobre essa problemática. Esse evento integra o calendário de ações do Outubro Rosa, campanha que visa chamar a atenção para os cuidados com a saúde da mulher.

De acordo com dados do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil, em 2013 foram 390 adolescentes grávidas no município, dentre as quais foram registrados 2 óbitos infantis. Para fazer um levantamento da situação de saúde da mãe e dos bebês, verificar a reincidência ou não de gestação, uso de métodos contraceptivos ou não, o acompanhamento médico da mãe e do filho; foi realizada uma pesquisa no primeiro trimestre de 2015 com 800 adolescentes de Araucária (estudantes dos 7º, 8º, e 9º ano). Os dados dessa pesquisa foram apresentados durante o evento.

Estiveram no evento o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Kampa, a secretária municipal de Educação, Janet Shontek, e a diretora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Sirota. As autoridades destacaram a importância do papel da família na criação dos jovens para a prevenção da gravidez na adolescência e de outros fatores de risco. Foi ressaltada ainda a necessidade desse trabalho em rede e articulado, observando a integralidade da questão, pois o enfrentamento e a abordagem do assunto envolve diversas áreas.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.