Araucária

OUTUBRO ROSA: Araucária terá “DIA D de cuidados da Saúde da Mulher” no sábado (24)

No próximo sábado (24), todas as unidades básicas de saúde da área urbana de Araucária estarão abertas para receber usuárias no “DIA D de cuidados da Saúde da Mulher”. A ação neste dia, que terá exames e orientações, faz parte do Outubro Rosa, um mês de destaque para a saúde da mulher. Os atendimentos no sábado serão todos agendados, para evitar aglomeração durante este período de pandemia. As mulheres interessadas em participar devem entrar em contato com UBS mais próxima (até sexta-feira – 23/10) para ter o atendimento agendado. É importante destacar que será um dia especial sobre o Outubro Rosa, mas essas ações preventivas ocorrem nas UBS ao longo do ano.

O Dia D nas UBS urbanas será das 8h às 17 horas e a equipe técnica envolvida inclui enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta data, estão previstas a coleta de exames citopatológico de colo de útero (preventivo) e o exame clínico relacionado ao câncer de mama, No caso deste último exame, se a profissional de saúde perceber alguma alteração, ocorrerá a solicitação para a realização de mamografia. Haverá também exames laboratoriais (sangue e urina) para mulheres no Laboratório Municipal no período da manhã. No período da tarde será realizado ecografia de mama. Todas essas ações estão sendo previamente agendadas.

A campanha do Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar em relação à prevenção do câncer de mama e do colo de útero pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Entre as ações previstas para este mês nas UBS estão: o rastreamento do câncer de colo de útero por meio do exame citopatológico nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual; rastreamento de câncer de mama nas situações de sintomas suspeitos de câncer ou resultados anteriores alterados; a vacinação contra o HPV nas meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos; e a sensibilização das mulheres sobre as ações  para a promoção do autocuidado: seja por meio de exercícios físicos, alimentação saudável, o combate ao tabagismo e alcoolismo, entre outros pontos.

Tanto este sábado especial como os atendimentos de saúde nas UBS ao longo da semana seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. As unidades foram orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde sobre todos os cuidados que o momento exige de todos. 


IMPORTANTE: A divulgação deste evento nos meios oficiais da Prefeitura foi devidamente autorizada pela Justiça Eleitoral de Araucária – petição cível (241) Nº 0600543-47.2020.6.16.0050.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.