Paraná

Outono chega ao Paraná com tudo a que tem direito

jjj

O outono começou hoje, às 19h45 e segue até 21 de junho. Além do ar mais gelado durante as madrugadas e as manhãs, a previsão para os próximos dias é de chuva e nebulosidade.

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Fernando Mendes, explica que os primeiros dias da estação serão marcados por temperaturas mais instáveis. “No início do outono, as temperaturas sofrerão maiores oscilações, com manhãs e noites mais frias. Isso vai se intensificando à medida que ficarmos mais perto do inverno. Mesmo assim, ainda é possível termos semanas quentes”, disse.

Com a chegada do outono, as temperaturas ficarão mais amenas em todo o Estado. Além do clima mais gelado, no outono haverá maior equilíbrio no intervalo de tempo entre o dia e a noite, diferente do verão em que os dias são mais longos.
A troca de estação pode interferir também na incidência de chuvas, que será bem mais variada. Pode chover um pouco mais em todas as regiões do Paraná na comparação com o outono de 2014. Além disso, a tendência é que o clima fique encoberto e com mais nebulosidade.

Uma frente fria que chega ao Paraná hoje deve se deslocar no sábado e atuar mais no Sudeste. De acordo com informações do Simepar, haverá chuva e nebulosidade neste fim de semana, na Capital. As temperaturas devem variar entre 16°C e 25°C em Curitiba, com grandes chances de chuvas e tempo mais fechado. Essa mesma condição se estende à Ponta Grossa e Guarapuava.

Já em Foz do Iguaçu e Londrina, a temperatura será mais agradável. A presença do sol vai elevar os termômetros na parte da tarde, com previsão entre 18°C e 30°C. Apesar de ficar mais quente no Litoral, o clima também deve variar bastante. Os termômetros devem marcar entre 21°C e 28°C, com possibilidade de chuva.

Os volumes médios mensais no mês de abril são os mais elevados do outono. No Sudoeste e no Leste do Paraná estes volumes são mais significativos. No início da estação, as frentes frias que conseguem evoluir sobre a região reforçam a instabilidade do ar, pois a massa de ar que predomina sobre o Paraná é quente e úmida. Por isso, são frequentes as pancadas de chuvas ao longo do dia sobre todas as regiões. No mês de maio o volume de chuvas já diminui sensivelmente comparado a abril.
Geada — Em maio começa o programa Alerta Geada, com a emissão de boletins diários dirigidos ao setor agrícola. As informações estarão disponíveis nas páginas do Simepar e do Iapar na Internet: www.simepar.br e www.iapar.br.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.