Brasil

Outono 2015: menos chuva e menos frio

Análise do Climatempo mostra que apenas o mês de maio deve ter temperaturas abaixo do normal

O outono brasileiro começa no dia 20 de março, exatamente às 19h45. Estação de transição, normalmente oscila temperaturas de grande amplitude, ou seja, madrugadas mais frias e calor durante o dia nos meses de abril, maio e junho. Também é um mês em que o regime de chuvas começa a decair. No Paraná, contudo, segundo previsão do Climatempo — que ontem divulgou uma análise para a próxima estação — o outono não será tão normal.

Segundo o Climatempo, as chuvas devem ficar entre a média normal e abaixo dela. Apenas o Sul do Rio Grande do Sul deve ter chuva mais intensa durante a estação. Já sobre os dias mais frios, apenas o mês de Como-Cuidar-das-Plantas-no-Outono-14maio tem previsão de temperaturas abaixo da média histórica. Abril e junho devem ficar com mínimas e máximas acima do normal.
“De forma geral, a temperatura média vai caindo gradativamente, mas teremos menos frio do que o normal em junho — maio pode ser mais frio”, diz texto sobre a previsão. Com relação ao País, o risco maior é com a chuva, que deve ser insuficiente para repor as reservas nas barragens do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. “Nossos problemas em relação ao risco de racionamento continuam, pois não choveu o suficiente para reverter a seca dos últimos anos”.
A estação acaba no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.
Fim de semana — O fim de semana não deve ser diferente dos últimos dias em Curitiba. As temperaturas oscilam entre amenas nas madrugadas dos próximos dias e quentes nas tardes. Também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no sábadoe domingo. A próxima semana começa da mesma maneira, segundo o site do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.