Entretenimento

Orquestra da Camerata Antiqua celebra Páscoa com performance on-line

Tradição da Páscoa, este ano a apresentação de coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba poderá ser vista de dentro de casa. Ela estará disponível a partir das 12h deste domingo (12/4), nos computadores e smartphones que se conectarem ao Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria. 

A performance longe do público foi a solução encontrada pela Fundação Cultural e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) para viabilizar a apresentação  e, ao mesmo tempo, respeitar as medidas de prevenção à covid 19. Normalmente, nessa época, o grupo musical erudito se apresenta ao vivo em salas de concerto e igrejas lotadas.“Nesse momento de isolamento social, preparamos para celebrar a Páscoa um belíssimo concerto virtual com a Camerata Antiqua de Curitiba”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Ela acrescenta que essa é uma forma de disponibilizar à população um concerto sem sair de casa, promovendo a democratização do acesso à cultura.

De longe para continuar perto

Assim como o público não estará reunido para ver e aplaudir a Camerata, os 20 instrumentistas, 18 cantores e a regente Mara Campos vão executar a distância a composição escolhida para a ocasião – Jesus Meine Freude (Jesus, Minha Alegria), de Bach. 

Cada um deles gravou sua entrada de casa, com base em tutoriais sobre como fazer para extrair o melhor som e a melhor imagem com o próprio celular. Para comandar o grupo, a regente se baseou no áudio da organista Clenice Ortigara.

Todo o material foi entregue ao engenheiro de som Bruno Haller, que irá equalizar as entradas de músicos e cantores e fazê-los se encontrar em um vídeo de menos de 5 minutos de duração.

Um moteto de Bach

A peça escolhida para celebrar a data é a primeira das cinco partes do moteto Jesus Meine Freude. Moteto é um gênero musical polifônico surgido no século XIII, quando se usavam textos distintos para cada voz e do qual o compositor alemão é o principal representante.

A composição tem origem no hino luterano de mesmo nome, com poesia de Johann Franck e melodia coral de Johann Crüger. Os movimentos se baseiam nas seis estrofes deste hino e são intercalados por cinco movimentos, inspirados em passagens da Epístola aos Romanos – texto integrante do sexto livro do Novo Testamento, a parte da Bíblia escrita após o nascimento de Jesus. 

O texto bíblico contém os principais ensinamentos luteranos e é contrastado pelo hino, que foi escrito em primeira pessoa, com foco na emoção. Bach enfatiza ambos nos detalhes dramáticos e na carga teológica da composição.

Serviço:

Apresentação de Páscoa da Camerata
Execução da obra Jesus Meine Freude, de Bach
Dia 12/4 (domingo)
Ao meio-dia
No Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e no Facebook da Capela Santa Maria
 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.