AraucáriaMundo

ONE DAY, ONDE TRIP – Como assim, visto?

unnamedPor Maisa Salles Mazeppa / Araucária no Ar

Sim, você já tem seu passaporte, mas ainda falta mais uma coisinha: o visto. Como assim? O que é? Como tiro? Quanto custa? Para que serve? Todos os países exigem? E agora? Hãn?!@!?

O visto é como se fosse uma autorização do país que você deseja visitar para passear no local sem problemas. Quem libera é a embaixada do próprio país, e cada nação tem suas exigências, taxas e especificações. Quando você decide viajar para outro país, lembre-se que praticamente tudo será diferente. Leis, obrigações e deveres. Então ok, seu destino está escolhido, mas você terá que estudar sobre ele antes. E a primeira coisa que deve saber é: o país exige visto de entrada, sim ou não? Sem isso sua viagem nem irá começar. Os tramites para requerer o visto é diferente de país para país. Então, para não ficar confuso, vamos nos ater ao visto americano para brasileiros.

Tipos de visto

Os Estados Unidos são um dos países que exigem o visto para a entrada. Além disso, oferecem um tipo de visto para cada tipo de viagem. Por exemplo: o visto B1/B2 é para negócios e turismo, se sua finalidade é vir ao país para conhecer e curtir suas férias, esta é a categoria indicada. Já se você quer estudar você deverá optar pelo visto F1, para fazer um intercâmbio irá necessitar do J-1, e assim por diante. É muito importante que seja honesto consigo mesmo e com o Consulado, pois cada categoria de visto irá te liberar algumas regalias. Neste post vamos falar sobre o mais comum, B1/B2 – negócios e turismo.

(Clique aqui e veja quais categorias de visto que existem e quanto custa cada)

Passo a passo

Vamos começar do começo. O processo de requisição do visto é chatinho sim, mas não é complicado. Basta ter paciência que você mesmo conseguirá fazer. Existem mil agências no mercado que irão te garantir o mundo e o fundo, mas o serviço deles na realidade é preencher o formulário DS-160 e marcar a data de sua entrevista no Consulado. Essas agências cobram de R$ 500 a 1500 a mais e não há como garantir que sua solicitação seja aprovada.

Bom e como tirar então? Basta entrar no site oficial (clique aqui); criar uma conta (na parte superior direita da página); e preencher as infinitas páginas do formulário DS-160 com todos os seus dados pessoais. Sim, sim é um saco mesmo, eu avisei. Dá trabalho. Mas, é assim mesmo. Vamos prosseguir. Você passará por várias telas: é durante este processo que irá gerar o boleto para pagar a taxa da requisição do visto (160 dólares), irá escolher em qual Consulado você marcará a entrevista (no Brasil, está disponível em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife), e em quais datas.

 

Dicas:

– Vai chegar uma parte do formulário que terá que preencher para onde irá nos Estados Unidos. Eu e meu marido colocamos New York e no campo do endereço colocamos de um hotel qualquer. Normalmente, pelo que percebi, as pessoas compram as passagens e planejam a viagem antes de tirar o visto. Acho que não vale à pena “colocar a carroça na frente dos burros”. Vamos fazer certinho e passo a passo.

– Outra dica é na questão dos dias das entrevistas. Serão dois dias: primeiro para tirar foto e passar as digitais (aqui você pode sim chegar antes do horário marcado que será atendido e é bem rápido); Segundo dia será a entrevista (chegue apenas uns 30 minutos antes, pois neste dia serão separados em grupos, cada grupo de um horário específico, horários a cada 30 minutos).

– Lá no formulário que está preenchendo está meio confuso para marcar e agendar estas datas, eu preferi ligar para o telefone indicado lá no formulário mesmo (quando chegar nesta parte irá ver o telefone). Darão duas opções: agendar os dias pelo site ou pelo telefone. Escolhemos por telefone, logo após o Consulado nos encaminhou um e-mail de confirmação.

– Leve todos os seus documentos pessoais e documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil (por exemplo: uma declaração de emprego). E não se esqueça de levar o comprovante do formulário DS-160 impresso.

– Na entrevista seja direto e sem rodeios. Vão perguntar profissão: fale o nome de sua profissão e ponto, eles não querem saber do seu currículo, é uma entrevista de visto e não de emprego. Vão perguntar se tem casa própria: a resposta é sim ou não. Outra pergunta será para onde querem ir, responda o nome da cidade (não acho bom falar que irá visitar alguém que mora lá porque, para eles, a possibilidade de você ficar será grande e podem te reprovar. Seja firme, direto e com certeza será aprovado.

Caso seja aprovado, seu passaporte ficará no Consulado para que anexem o visto. Após uma semana, em média, receberá em casa. Seu visto terá validade de 10 anos, isso não quer dizer permanência no país. O visto te libera viajar para os Estados Unidos, mas quem decidirá quanto tempo você poderá permanecer no país será a imigração no aeroporto que você desembarcar.

Países que exigem

Não são todos os países que exigem visto. Ao total são 104 que não exigem visto para brasileiros! Confira a relação com alguns deles: África do Sul, Alemanha, Andorra, Antilhas, Francesas, Argentina, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bósnia, Bulgária, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Honduras, Holanda, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, Mônaco, Namíbia, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano, Venezuela.

Escrevi demais, texto ficou meio longo, mas vale à pena separar um tempinho do seu dia para dar uma lidinha! Se você tem alguma dúvida, mande sua pergunta para mim, deixe um comentário. Boa sorte para quem irá tentar o primeiro visto. Confiança, foco e fé.

Próximo post: Dólar em alta e crise no país. Como fazer para viajar?

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.