RMC

Obra revitaliza área no entorno da Barragem Piraquara II

A Sanepar entregou nesta sexta-feira (23) a obra de revitalização da cabeceira da ponte da Estrada Nova Tirol, sobre a Barragem Piraquara II, no Município de Piraquara. A Companhia investiu R$ 1,1 milhão no terraceamento, cercamento, plantio de mudas e de grama, drenagem e colocação de terra e pedras, elevando a margem da barragem. O objetivo é corrigir a erosão e evitar o acesso de veículos e banhistas à área por questões de segurança.

A ponte liga a Colônia Santa Maria à cidade de Piraquara. O projeto da cabeceira da ponte é da Prefeitura. O Município também entregou à comunidade a Praça do Amigo, em homenagem ao morador Verolin Belão, conhecido como Líntio, falecido em 2017, e que trabalhou na Sanepar e no antigo Departamento de Água e Esgoto do Município. Ele foi um dos idealizadores da praça e teve grande atuação para a construção da Estrada Nova Tirol.

A estrada foi concluída em 2019, com investimentos de R$ 3,8 milhões em parceria entre Sanepar, Secretaria do Estado da Agricultura e Município de Piraquara.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, disse que a obra de revitalização é um exemplo que deve ser replicado pela Sanepar em outros equipamentos da Companhia, como barragens e grandes reservatórios. “Temos que fazer a manutenção do ecossistema, com reflorestamento, mata ciliar, cuidados com o solo e com áreas degradadas que prejudicam a preservação hídrica”, afirmou.

A Sanepar já tem recursos assegurados para o plano de manejo em 250 hectares, no entorno de Piraquara II. O presidente da Companhia destacou que a conservação do entorno da barragem beneficia não apenas os moradores da localidade, mas toda a Região Metropolitana que abastecida por essa água.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, falou da importância dessas obras que contribuem para a produção de água além de tornarem a área mais atrativa para o turismo e o lazer. “A Sanepar tem feitos investimentos constantes e tem muitas ações previstas para criar um ambiente mais favorável”.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.