CuritibaRMC

Novos reservatórios vão reforçar abastecimento de água em Curitiba e RMC

A Sanepar está construindo dois novos reservatórios, em Curitiba, que vão reforçar o sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana. Na semana passada, foi feita a concretagem do reservatório do Sítio Cercado, com 470 metros cúbicos de material. Nesta semana, será feita a concretagem do reservatório em Santa Quitéria. Construídos em aço vitrificado, cada um deles terá capacidade de reservação de 10 milhões de litros.

A previsão é que sejam concluídos até o fim deste ano, mas entrem em operação em maio de 2022, junto com outras estruturas. Além desses reservatórios, serão construídos outros dois, no Lamenha Pequena e no Butiatuvinha. No total, somam 25,2 milhões de litros de água a mais reservados. E também mais 107 quilômetros de rede de distribuição e adutoras. Serão beneficiadas diretamente cerca de 450 mil pessoas.

Os investimentos são em torno de R$ 150 milhões. Esse complexo de obras que a Sanepar está executando irá atualizar o modelo de distribuição de água e atender ao crescimento populacional, conforme indica o Plano Diretor do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC).

OBRAS ESTRUTURANTES

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, explica que o Plano Diretor da Companhia contempla ações de médio e longo prazo que acompanham a projeção do crescimento em todas as regiões onde atua. “São obras estruturantes que modernizam a estrutura e melhoram a nossa eficiência, acompanhando o crescimento da população.”

As obras são complexas e movimentam uma estrutura gigante. No Sítio Cercado, somente na concretagem da laje que servirá de base para o reservatório, foram utilizados 470 metros cúbicos de concreto e 58 toneladas de aço. No transporte do concreto, foram necessários 62 caminhões betoneiras.

O reservatório terá 40 metros de diâmetro e 8 metros de altura. No Santa Quitéria, na concretagem serão utilizados 46 toneladas de aço e o mesmo volume de material para a laje. Ali, o reservatório terá 33 metros de diâmetro e 10 metros de altura.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.