Araucária

Novo Pronto Atendimento Infantil de Araucária registra 1.477 atendimentos na primeira semana

Com novo local desde 1º de junho, o Pronto Atendimento Infantil de Araucária (PAI) registrou 1.477 atendimentos até o dia 06 de junho; o equivalente a cerca de 250 atendimentos por dia, algo considerado dentro do esperado para este período pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Graças à mudança, o atendimento de urgência e emergência a crianças do município ganhou reforço com uma estrutura mais moderna, além da melhoria no acesso a exames, avaliações e UTIs sem precisar de deslocamento.

Embora esteja no mesmo complexo, PAI e HMA têm entradas específicas e estacionamentos próprios. A falta de estacionamento era uma das dificuldades encontradas pelos usuários do PAI no antigo local. O Pronto Atendimento Infantil de Araucária foi criado em 2009 e atende a crianças de 0 a 12 anos 11 meses e 29 dias. Como toda unidade de urgência e emergência, os casos mais graves têm prioridade no atendimento.

Com a proximidade ao HMA, os atendimentos no nono PAI evitam deslocamentos que antes eram necessários. No antigo prédio, a criança era transportada do PAI para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) caso fosse necessário um exame de raio-X, por exemplo. A criança precisava ser transportada de volta ao PAI e, de acordo com a necessidade, poderia ser encaminhada para internação no HMA. Com o PAI anexo ao HMA, não há mais essa demanda por transporte para raio-X, tomografia, ecografia, avaliação clínica para internação, avaliação de ortopedia, avaliação para cirurgia pediátrica e também para UTIs pediátrica e neonatal; todos ofertados no HMA.

Equipe – O atendimento no novo PAI é realizado por profissionais de saúde vinculados ao contrato de gestão do HMA. Os quase 30 profissionais que hoje atendiam no antigo PAI são servidores da Prefeitura e puderam escolher seu novo local de trabalho; a grande maioria foi reforçar o atendimento na UPA, mas houve opção para Central de Remoções (ambulâncias), Atenção Básica e Atenção Especializada.

Acesso – O acesso ao PAI, assim como ao HMA, também conta com opções de transporte coletivo. Quem estiver no Terminal Central de Araucária tem como opção a linha HMA-UPA (linha que dá acesso fácil a unidades de saúde), que tem ponto a uma quadra do HMA (próximo à Praça do Seminário. Outra opção é utilizar as linhas metropolitanas (sentido Curitiba), sem custo adicional de integração, e descer no ponto localizado na rua São Vicente de Paulo, próximo à esquina do HMA.

Quem mora na região do Costeira e Tupy pode chegar ao PAI e HMA com a linha do Triar Hortência – Angélica. O ponto de parada é o mesmo que o citado para linhas metropolitanas. Já quem sai do Terminal Angélica ao pronto atendimento ou ao HMA pode fazer uso das linhas metropolitanas e descer na região do viaduto de entrada da cidade.

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.