Brasil

Novo Gol chega em 2016 maior e sofisticado

Gol 2016 frente 1A perda da liderança em vendas no Brasil em 2014, após 27 anos no topo, e a queda vertiginosa no ranking deste ano não foram suficientes para fazer a Volkswagen antecipar uma nova geração para o Gol. No entanto, o modelo passará por mudanças, mas será apenas uma reestilização da quinta geração (a segunda já feita), sem trocar de plataforma. Quem garante é uma fonte ligada à marca, conforme apurou o site UOL. O Gol VI, construído sobre uma nova base, possivelmente a mesma do Golf, deve aparecer apenas em 2018.

A chegada do novo Gol está prevista para 2016, com o hatch se posicionando em um patamar acima do atual, deixando de vez para o up! a opção de veículo de entrada da marca, inclusive na venda para frotistas. Ainda de acordo com o UOL, o carro ficará maior no comprimento e na largura, apesar de não alterar a plataforma, e mais requintado. O objetivo é não ficar devendo em nada aos rivais, que, curiosamente, modernizaram-se para encarar justamente o Gol, quando este era até então imbatível em volume de emplacamentos.

Inspiração

O Gol renovado deve seguir o mesmo caminho do Fox, que buscou inspiração no Golf para se tornar um compacto ‘premium’. Com isso, faróis e lanternas provavelmente trarão traços do hatch médio da VW, bem como o console e o quadro de instrumentos. Para não ficar atrás dos concorrentes, ele certamente adotará uma central multimídia com tela colorida. O UOL divulga que os preços acompanharão as melhorias do modelo, partindo (na cotação atual) de R$ 36 mil e alcançando R$ 60 mil nas configurações mais completas.

Embrião

Um protótipo de argila foi revelado recentemente pela Volkswagen, dando a ideia da forma que o carro terá. Nota-se que a dianteira exibe a grade alinhada ao para-choque, seguindo a tendência das ‘boconas’, lançada pela Ford, como no atual Ka. A linha de cintura ficará um pouco mais elevada, realçando um ar mais esportivo, e as lanternas traseiras permanecerão nas extremidades da carroceria, sem invadir a tampa do porta-malas, como no Fox e no Golf.

Motores

O Gol reestilizado virá equipado com a nova família de motores da Volkswagen, formada pelo bloco 1.0 12V, de três cilindros e 82 cv, que atualmente equipa o up! e o Fox Bluemotion, o 1.6 16V MSI , de 120 cv, e, segundo o UOL, possivelmente o 1.4 TSI, recalibrado para ser flex, que estreará ainda neste ano no Golf nacional. O câmbio poderá ser manual (de cinco ou seis marchas, dependendo da versão) ou automatizado i-Motion.

A mudança no Gol fará o Fox subir de degrau, ocupando o posto que hoje é do Polo (este ganhando aposentadoria definitiva) e deixará o up! como a única opção da marca abaixo dos R$ 30 mil.

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.