Araucária

Novo decreto esclarece atividades essenciais e horários de funcionamento permitidos em Araucária; confira

Tendo em vista a ascensão da curva epidemiológica no Estado do Paraná, Região Metropolitana e Município de Araucária, o Decreto Municipal n. 34.459/2020 deve ser interpretado em consonância com o disposto nos dispositivos do Decreto Municipal nº 34.674/2020, que regulamenta o horário do funcionamento do comércio neste Município, pelo prazo de 14 (quatorze dias).

Isso porque em áreas com transmissão comunitária da Covid-19, como é o caso de Araucária, recomenda-se reduzir o deslocamento laboral e fluxo urbano, com a adoção de horários alternativos dos trabalhadores e/ou escalas diferenciadas de modo a evitar os horários de pico de transporte.

Como a necessidade de interpretação de ambos decretos acabou trazendo algumas dúvidas para comerciantes e empresários, a resolução 002/2020 foi publicada no Diário Oficial (CLIQUE AQUI e confira na íntegra)  embasada em debates do Comitê Municipal de Enfrentamento à doença.

Entende-se por ‘comércio’ para fins dos Decretos Municipais referenciados, a ‘atividade de uma organização de fatores produtivos para produção ou circulação de bens ou serviços’ – Ministério da Economia. Compreende-se por atividades essenciais aquelas previstas no Decreto Municipal n. 34.459/2020.

A atividade industrial, nesse momento, não teve seu funcionamento habitual alterado, mas deve cumprir com as medidas sanitárias que foram impostas pelo Decreto Municipal de n. 34.608/20.

As atividades de bares, casas noturnas, boates, tabacarias e congêneres estão suspensas por força do Decreto n. 34.459/20.

Eventuais atividades consideradas essenciais e referenciadas no Decreto Municipal nº 34.459/2020, ainda devem observar a previsão restritiva no Decreto Municipal nº 34.674/2020, por se tratar de medida com o fito de salvaguardar o direito coletivo à saúde pública. Devem ser cumpridas as exigências da Resolução da Secretaria Municipal de Saúde n.º 001/2020.

Ainda, os estabelecimentos que estiverem em funcionamento devem cumprir todos os requisitos da Resolução da Secretaria Municipal de Saúde 001/2020 e demais normas específicas a sua atividade.

NOVOS HORÁRIOS

➡️ COMÉRCIO EM GERAL

✅ Segunda a sexta (10h às 16h)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ *PET SHOP (SEM VENDA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS), LAVANDERIAS, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, LOJAS DE TECIDOS E ARMARINHOS*

✅ Segunda a sexta (10h às 16h)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ ACADEMIAS E CONGÊNERES

Proibido atividades em piscinas

✅ Segunda a sexta (10h às 18h)

❌Sábado (Fechado)

❌Domingo (Fechado)

➡️ RESTAURANTES, PIZZARIAS, AMBULANTES E CONGÊNERES

Após 21h permitido delivery, Drive-thru e entrega domiciliar

✅ Segunda a sexta (10h às 21h)

✅ Sábado (10h às 21h)

✅ Domingo (10h às 21h)

➡️ LANCHONETES E CONGÊNERES

Proibido consumo de alimentos e bebidas no local

✅ Segunda a sexta (10h às 18h)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ MISSAS E CULTOS RELIGIOSOS

Permitido assistência individual ou virtual

✅ Segunda a sexta (Horário normal)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ SUPERMERCADOS, MERCADOS, MERCEARIAS, AÇOUGUES, DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA USO VETERINÁRIO

Proibido a entrada de menores de 12 anos

✅ Segunda a sexta (10h às 21h)

✅ Sábado (10h às 21h)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ LOJAS DE CONVENIÊNCIA

Venda de combustível horário normal

✅ Segunda a sexta (10h às 18h)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

➡️ FARMÁCIAS, DROGARIAS E PANIFICADORAS DE RUA

✅ Segunda a sexta (Horário normal)

✅ Sábado (Horário normal)

✅ Domingo (Horário normal)

➡️ SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE HUMANA E VETERINÁRIA

Incluindo atividade pericial, comercialização de medicamentos e produtos odonto-médico-hospitalares para uso humano e veterinário, serviço funerário,  comercialização de combustíveis, serviço bancário incluindo lotéricas,  serviços de manutenção de veículos, atividade industrial

✅ Segunda a sexta (Horário normal)

✅ Sábado (Horário normal)

✅ Domingo (Horário normal)

➡️ BARES, CASAS NOTURNAS, BOATES, TABACARIAS E CONGÊNERES

❌ Segunda a sexta (Fechado)

❌ Sábado (Fechado)

❌ Domingo (Fechado)

.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Um Comentário

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é exclusiva de seus autores. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Boa tarde, só tirando uma dúvida salão de beleza entra na classe comércio geral? Pq tem salões trabalhando de porta fechada no sábado se o decreto é pra todos pq alguns não respeitam e não são multados só pq tem nome o salão. Injusto isso.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.