Araucária

Nova proposta de reajuste pode acabar com greve dos professores

acordo-620x412Uma nova proposta dos deputados estaduais pode finalmente acabar com a greve dos professores. O acordo envolve reajustes em três anos, com o pagamento de 3,45% em outubro, referente à inflação entre maio e dezembro de 2014; outro reajuste de 8,5% em janeiro de 2016, o que anteciparia a data base e, finalmente, outro aumento em janeiro de 2017, referente à toda inflação de 2016 medida pelo IPCA mais 1% de ganho real. Ainda em 2017 haverá o pagamento da data base.

A reposição da inflação verificada entre maio e dezembro de 2014 será de 3,45%, em parcela única, a ser paga em outubro. Além disso, janeiro de 2016 fica estabelecido para a antecipação da data-base em percentual equivalente ao IPCA acumulado entre os meses de janeiro de 2015 a dezembro de 2015. Estimando uma inflação da ordem de 8,26% em 2015, o reajuste ficaria em 12%. Em janeiro de 2017, será pago um adicional de 1% relativo à compensação dos meses não pagos em 2015. Ela foi sancionada pelo governo do Paraná e aguarda o posicionamento da App-Sindicato. As entidades deverão convocar uma assembleia na sexta para avaliar a proposta.

O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia, comemorou o entendimento e ressaltou que o principal motivo é a volta às aulas. “Com isto temos uma regra clara, sem perdas para os servidores e que garante bons resultados para o ajuste fiscal necessário que o governo está fazendo”, disse.

“Mais do que nunca é a hora de buscar o entendimento e o consenso. O Executivo teve a sensibilidade de fazer o que tenho falado nas duas últimas semanas, que é repor a perda de quase 40% nos salários decorrente do pagamento parcelado apenas a partir de setembro”, frisa o deputado estadual Marcio Pauliki. A proposta anterior do governo previa zerar a inflação de 2014 a partir de setembro, em três parcelas de 1,137%.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.