Araucária

Neste sábado (15), todas as UBS urbanas estarão abertas para vacinação contra Sarampo e Febre Amarela

A campanha segue até 13 de março

Neste sábado (15), todas as unidades básicas de saúde da área urbana de Araucária estarão abertas, das 8h às 17 horas, exclusivamente para a vacinação contra o Sarampo e a Febre Amarela. A orientação é para levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto à UBS.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Araucária realiza uma Campanha de Vacinação contra o Sarampo, de 10/02 a 13/03, em todas as unidades básicas de saúde. Durante este período também haverá no município uma intensificação da vacinação contra a Febre Amarela.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem como público-alvo pessoas de 05 a 59 anos de idade. Para as faixas etárias de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos a vacinação contra o Sarampo ocorrerá após constatação da necessidade conforme o histórico vacinal da carteirinha. Já para quem tem de 20 a 29 anos (público que tem se mostrado mais vulnerável ao Sarampo), a vacinação deverá ocorrer para todos, mesmo que esteja em dia com a vacina (salvo em situações nas quais a vacina é contraindicada).

No caso da Febre Amarela, é importante que pessoas de 9 meses a 59 anos tenham recebido a vacina. A preocupação maior é com quem trabalha, estuda, passeia, pesca ou vai a eventos na área rural, mesmo que esporadicamente. No caso das crianças, a vacina contra a febre amarela já está prevista no calendário (em duas doses). Quem não tem a dose ou não sabe se tomou deve buscar orientação na unidade básica de saúde. Após a vacina, o organismo leva 10 dias para criar os anticorpos que garantem a proteção.

CONTRAINDICAÇÕES – Os profissionais das unidades básicas de saúde podem orientar os moradores sobre possíveis dúvidas quanto a situações específicas de contraindicação da vacina. Gestantes, pessoas com HIV e transplantados de medula óssea são alguns dos exemplos de situação em que a vacina contra o Sarampo não é indicada. Em regiões onde há evidência da circulação ativa do vírus da febre amarela, como na área silvestre de Araucária, as pessoas maiores de 60 anos poderão ser vacinadas após avaliação pelo serviço de saúde que verificará se a pessoa possui doenças que contraindicam a vacinação.

PA

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.