Paraná

Na terça, Câmara vota regras para porte de arma em casa

_2165997Da CMC

Após passar pelas comissões temáticas, será votado em plenário, na próxima terça-feira (9), o projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a pessoas portando armas de fogo. A iniciativa é do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) e estipula que ao serem identificadas, na entrada dos bares e casas noturnas, essas pessoas recebam comandas e fichas diferenciadas, “onde conste expressamente a proibição”.

“Assim como bebida e direção, bebida e arma não combinam”, defende Braga Côrtes. Ele explicou que os projetos foram propostos devido a um caso registrado neste ano, em frente a uma casa do bairro Batel, quando um policial militar atirou contra um cliente. A legislação, diz o vereador, autoriza o porte de arma mesmo fora de serviço aos policiais e a outras categorias, como integrantes das Forças Armadas e guardas municipais de cidades com mais de 500 mil habitantes – mas também penaliza com a perda do porte a pessoa detida ou abordada “em estado de embriaguez e sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas”.

O projeto prevê ao estabelecimento infrator, inicialmente, uma advertência. Em caso de reincidência seria aplicada uma multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil. A penalidade poderia chegar à cassação do alvará de funcionamento. Além desse projeto e da análise do veto do prefeito ao abono das faltas de servidores municipais envolvidos em paralisações neste ano e em 2014, outros cinco projetos serão votados em plenário semana que vem.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.