Araucária

Mutirão do Cadastro Único realizou 327 atendimentos no CRAS Tupy

Entre novos cadastros e atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico), o Mutirão realizado nos dias 22 e 23 de março no CRAS Tupy teve 327 atendimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), esses atendimentos estão relacionados a um grupo de cerca de 950 pessoas envolvidas. Os beneficiários de programas sociais precisam manter os dados do Cadastro Único atualizados. A SMAS confirmou um novo Mutirão para os dias 12 e 13 de abril no CRAS Industrial.

O Cadastro Único é a “porta de entrada” para vários programas sociais. As pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, na tarifa social de água e da Copel, no Programa do Leite, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos exemplos que devem sempre manter o cadastro atualizado. Quem não tem os dados atualizados pode ter o benefício bloqueado. Quem já atualizou recentemente não precisa se preocupar.

Segundo a SMAS, a atenção deve ser maior dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência (de qualquer idade) com renda por pessoa da família inferior a ¼ do salário mínimo atual ou renda familiar de até 3 salários mínimos. É comum o BPC ser confundido pelos beneficiados como uma aposentadoria ou pensão, mas, ao contrário destas, o BPC não tem a 13ª parcela.

Novo mutirão – Visando possibilitar a mais pessoas o cadastro e a atualização de dados do CadÚnico, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar um novo Mutirão nos dias 12 e 13 de abril (sexta e sábado), das 8h às 17 horas, no CRAS Industrial (Rua Gralha Azul, nº 2195, Capela Velha). O atendimento no mutirão será por ordem de chegada.

Precisam atualizar os dados aqueles que estão com mais de dois anos que não atualizam as informações. Há também aqueles que tiveram alteração na composição da família (para mais ou menos pessoas), quem mudou de endereço/município nos últimos dois anos ou se as crianças mudaram de escola. Beneficiários da tarifa social da Copel precisam atualizar os dados do Cadastro Único todo ano. Para a atualização de dados durante o mutirão é necessário retirar um encaminhamento no CRAS mais próximo da residência.

No dia do mutirão, devem ser apresentados para cadastro e atualização do CadÚnico os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento;  CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.