
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, secretários municipais e agentes de desenvolvimento de 13 cidades do Paraná estiveram em Araucária para conhecer o Espaço do Empreendedor do município, órgão vinculado a Codar (Companhia de Desenvolvimento de Araucária) que tem como objetivo fortalecer e incentivar os Micro Empreendedores Individuais (MEI) da cidade.
Participaram da visita os seguintes municípios: Curitiba, Pinhais, Pontal do Paraná, Campo Largo, Piraquara, Tijucas do Sul, Lapa, Colombo, Serro Azul, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Matinhos. O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) PR – Subseção Araucária, Ricardo Escher também estava presente no evento, além do vereador, Paulo Horácio, a secretária de Assistência Social, Ivana Chemello Opis e o secretário de Urbanismo, Elias Kasecker.
A visita foi proposta pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que considera Araucária uma referência em atendimento e consultoria aos empreendedores e organizada pela Codar. “Inauguramos nosso Espaço em outubro do ano passado e, apesar do pouco tempo de funcionamento, já estamos comemorando os bons resultados. É um grande prazer receber municípios vizinhos aqui e colaborar com informações e servir de exemplo positivo nessa área”, destaca o diretor presidente da Codar, Marco Ozório.
Para se ter uma ideia, antes da inauguração do Espaço do Empreendedor, Araucária contava com pouco mais de 1.500 MEI´s formalizados. Atualmente, são mais de 4 mil.
Após a abertura oficial os convidados acompanharam uma apresentação em slides com números, relatórios e informações sobre os atendimentos. Também conheceram as dependências do Espaço e foram apresentados aos parceiros da Codar: Caixa Econômica Federal, Sicred, Associação dos Contadores, OAB, Corpo de Bombeiros, Comitê Gestor com secretarias municipais e faculdade Faneesp. No total, foram aproximadamente quatro horas de visita.
A partir da próxima semana serão agendadas visitas individuais com os município que têm interesse em conhecer mais detalhadamente o trabalho realizado em Araucária.
Foto Carlos Poly / SMCS