Paraná

Motoristas e cobradores fazem assembleia e não descartam parar contra bilhetagem eletrônica

Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana podem entrar em greve nesta semana. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindiomoc) emitiu, em sua página oficial, uma nota convocando os trabalhadores para uma assembleia geral nesta quinta-feira (8), às 15h, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba.

Na convocação, os representantes deixam claro que votarão pela aprovação de um indicativo de greve geral da categoria. A medida é contra o projeto de lei que pede a bilhetagem eletrônica em todo o sistema de transporte da capital. A proposta foi enviada pela Prefeitura à Câmara Municipal de Curitiba na última semana. Para o sindicato, o projeto é a ‘Lei de Desemprego’, pois coloca um fim na profissão dos cobradores.

A Prefeitura de Curitiba  contesta a afirmação e diz que os cobradores serão reaproveitados, passarão por capacitação e terão novas funções dentro do sistema de transporte integrado. O sindicado não concorda e diz que em outros locais onde foi implantando o sistema, todos os funcionários foram demitidos. “Em Joinville, primeira cidade do Brasil a extinguir o cobrador, passagem atual é a mais cara do país”, diz o comunicado do Sindimoc.

Ainda conforme o sindicato, a medida afeta mais de 6 mil trabalhadores e reitira do mercado R$ 17 milhões mensais, valor relativo aos salários pagos a estes profissionais.

 

Bem Paraná- 05/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.