Araucária

Motorista pode deixar carro no estacionamento rotativo por até duas horas em Araucária

Os motoristas de Araucária contam com estacionamento rotativo gratuito por até duas horas. O limite de tempo visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia.

A fiscalização é feita através de câmeras instaladas em veículos do Departamento de Trânsito, os quais trafegam com frequência nas áreas em que há o rotativo. O sistema de monitoramento por câmeras também ajuda a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas, resultando em dados importantes para o planejamento de novas ações nessas regiões.

O monitoramento ocorre por meio da leitura das placas (carros e caminhões),ou seja, a inteligência artificial filtra quais os veículos estão parados no mesmo setor (identificado nas placas). O desrespeito ao limite de tempo de permanência no setor do rotativo gratuito pode acarretar em multa.

APLICATIVO “ESTAR DIGITAL ARAUCÁRIA”

Para auxiliar o motorista no controle do tempo de estacionamento, a Prefeitura de Araucária passou a disponibilizar um aplicativo gratuito para smartphone, o “Estar Digital Araucária”. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis.

De acordo com o Departamento de Trânsito do município, o aplicativo é importante porque pode alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando.

Cabe destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver “logado” no aplicativo, ou seja, se não clicou em “sair”. É importante esclarecer também que o uso do estacionamento rotativo do município não depende da utilização do aplicativo: basta estacionar e respeitar o tempo de permanência de até 2 horas no setor.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.