Paraná

Moradores se revoltam contra reintegração de posse e bloqueiam Contorno Sul por uma hora

Moradores de duas vilas da Cidade Industrial de Curitiba bloquearam as duas pistas do Contorno Sul, na manhã desta terça-feira (14), por cerca de uma hora. Os dois sentidos foram afetados e o congestionamento atingiu cerca de três quilômetros. O protesto aconteceu devido ao cumprimento de reintegração de posse de um terreno, em que 240 famílias invadiram durante o fim de semana. O local é de propriedade da Prefeitura de Curitiba e estava sendo monitorado.

Por volta das 7 horas, policiais militares e guardas municipais iniciaram a reintegração. O terreno fica às margens da BR-376, próximo a empresa Pé de Feijão, e foi invadido durante o fim de semana por diversas famílias. O representantes das famílias, Geovane Bressan, garantiu que  nenhum morador viu documentos judiciais que comprovassem o pedido de retirada dos moradores.

“A gente separou os terrenos, dividimos em ruas, tudo bonitinho para ficar bonito. As construções estavam erguidas, outras no meio. A polícia entrou por trás, vieram fazendo arrastão, tirando à força, dando tiro de borracha em mulher grávida, acertando crianças. Eles não tinham mandado judicial, ninguém nos mostrou nada. Nem deu tempo, estamos aqui há dois dias, só”, contou à Banda B.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dava apoio ao cumprimento de reintegração quando moradores revoltados com a medida decidiram bloquear o Contorno Sul, na altura do quilômetro 595. Com pneus queimados e pedaços de madeira, ambas as pistas ficaram interditadas por cerca de uma hora. Policiais rodoviários solicitaram apoio ao Corpo de Bombeiros (CB), que liberou a pista momentos depois. Houve novo bloqueio para a limpeza da pista, que durou menos de dez minutos.

Embora a inspetora Cleusa da Guarda Municipal, que estava no local, tenha optado em não falar com a imprensa, a assessoria da Prefeitura de Curitiba confirmou que o terreno invadido é municipal e estava sendo monitorado pelas autoridades. Uma entrevista coletiva será marcada em breve para esclarecimentos sobre o caso.

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.