Araucária

Mora, trabalha ou estuda em Araucária? Participe da pesquisa sobre mobilidade!

As informações fornecidas por pessoas que moram, trabalham, estudam ou que de alguma forma se deslocam em Araucária são muito importantes para definir o planejamento da Política de Mobilidade dos próximos anos no município. Uma pesquisa rápida e de fácil preenchimento está disponível exclusivamente no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) para que as todos deem sua opinião e sugestão. A pesquisa é uma das ações que servem como base para elaboração do Plano de Mobilidade de Araucária.

A pesquisa, que leva em torno de 5 minutos para fazer, é feita de forma anônima. Nela, a pessoa preenche informações sobre trajetos que faz e como se desloca (transporte público, carro, bicicleta…). As questões podem variar de acordo com a resposta de quem preenche, mas todas são respondidas com um clique.

Quanto mais pessoas participarem da pesquisa, mais próximo da realidade será o resultado. Ao final, as informações sobre perfil de deslocamento, tipos de modais (meios de transporte), rotas e pontos positivos e negativos de cada um dos modais serão levadas em conta no planejamento de novas ações da área.

PlaMob – Planejar o deslocamento de pessoas, bens e veículos pela cidade de forma organizada e de acordo com as reais necessidades da população é o objetivo do Plano de Mobilidade de Araucária (PlaMob). Com o PlaMob, a ideia é garantir o acesso democrático aos espaços urbanos e a serviços essenciais, como saúde, educação, lazer e trabalho.

A mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas e cargas pela cidade com a integração entre os diferentes meios de transporte (motorizado e não motorizado, coletivo e individual, público e privado) e a utilização de toda a infraestrutura urbana (vias, estacionamentos, pontos de embarque e desembarque, sinalização, etc). Uma boa mobilidade proporciona deslocamentos seguros, confortáveis, inclusivos (para pessoas com dificuldade de locomoção) e em tempo razoável.

O Plano de Mobilidade deve ser integrado ao Plano Diretor e tornou-se obrigatório pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 12587/2012) para os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.