Araucária

Metalúrgicos e petroleiros fazem protestos do “Dia do Basta” contra reformas

Para integrar a mobilização nacional das Centrais Sindicais, os metalúrgicos da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, se reuniram no início da manhã desta sexta-feira (10) durante a troca de turno. Cerca de duzentos trabalhadores participaram da assembleia, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Com faixas, cartazes e carro de som, a categoria defendeu a democracia e o valor dos direitos adquiridos ao longo dos anos. Os petroleiros também se reuniram em frente à Repar, em Araucária.

“É um ato das Centrais de todo Brasil. Hoje é o Dia do Basta, estamos nessa em prol dos trabalhadores desempregados, também. Vamos fazer uma assembleia na troca de turno, informar sobre a situação, conversar com eles e depois entrar para o trabalho. Precisamos chamar a atenção sobre os direitos que muitas vezes acabam sendo levados de nós. É tudo pacífico, não vamos bloquear nada, é um ato para que tenhamos cada vez mais voz e força”, disse o diretor do sindicato Alceu Luiz dos Santos à Banda B.

Eles protagonizam nesta sexta-feira o ‘Dia do Basta’, para se manifestar contra desemprego, contra a Reforma Trabalhista, contra os altos preços dos combustíveis e o gás de cozinha e, ainda, contra a Reforma da Previdência, que sem forte articulação continua parada no Congresso.

Ao todo, são cerca de 20 mil metalúrgicos em toda Curitiba e região. Somente na fábrica da Renault são cinco mil trabalhadores. Além dos metalúrgicos, os petroleiros também realizaram o ato na troca de turno em frente à Repar, na Rodovia do Xisto (BR-476), em Araucária.

Às 11 horas, acontece outro ato em frente a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba, com professores, bancários e outras categorias.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.