
A Lapa completou 249 anos na última quarta-feira (13) e a cereja do bolo do aniversário foi o passeio de Maria Fumaça,que levou milhares de turistas a cidade histórica, localizada na região metropolitana de Curitiba. O trem movido a vapor passeou pelos trilhos da cidade, em um primeiro passo para reviver a característica ferroviária do município.
O diretor de Turismo da Prefeitura da Lapa, Marcio Assad, disse que a volta do Trem da Lapa foi o grande momento da festividade de aniversário da cidade. “Foram dias frios, no sábado e no domingo, mas com uma presença muito grande de público. Eu diria a você que a Lapa está voltando a ser a Lapa. Retomamos este trem depois de 20 anos e isso é muito gratificante. Somos vitoriosos”, afirmou.
De acordo com Assad, agora a perspectiva é pela continuidade da Maria Fumaça na cidade. “Nós temos um projeto que tramita na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANT), que conta com a parceria da Rumo Logística junto com a Associação Brasileira de Preservação Rodoviária, que são as bases para esta conquista. O projeto chama-se Museu Dinâmico da Ferrovia e este passeio é o primeiro passo para este projeto.”, disse.
A Maria Fumaça sai da Estação Rodoferroviária da Lapa em ocasiões especiais, como o aniversário da cidade neste ano ou no Natal, em 2017.
Assista ao vídeo da entrevista de Assad, com a repórter Elizangela Jubanksi, e saída da Maria Fumaça na estação da Lapa, durante o aniversário da cidade:
BANDAB