Paraná

Marcha das Vadias será realizada hoje em Curitiba; São esperadas mais de 50 mil pessoas

A edição da Marcha das Vadias deste ano, com o tema “Sabotando o Estado”, acontece neste sábado (4) a partir das 10h30. A concentração será na Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, e o trânsito deve ser bloqueado parcialmente durante a passeata, que está marcada para as 12h.

Os manifestantes devem seguir pelas ruas Barão do Serro Azul, Prefeito Moreira Garcez, Praça José Borges de Macedo, Monsenhor Celso e XV de Novembro. A previsão é que o grupo chegue à Boca Maldita até as 14h. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito farão rondas para monitorar o trânsito durante o trajeto.

Na rede social Facebook, o evento já conta com mais de 2,2 mil confirmações. Segundo a descrição da Marcha, o evento tem como objetivo chamar a atenção para o “Congresso reacionário brasileiro, que tem minado cada tentativa de avanço nas políticas públicas para as mulheres, pessoas trans, a juventude negra, lésbicas, bissexuais, gays, populações indígenas e periféricas”.

Outra pauta da manifestação é a descriminalização do aborto. Os organizadores criticam a posição do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em relação ao assunto. “’O aborto só será votado por cima do meu cadáver!’. Essa frase, pronunciada por Cunha, demonstra que o Estado brasileiro não se incomoda em passar por cima do cadáver de milhares de mulheres. No Brasil, a cada dois dias, uma mulher morre em decorrência da criminalização do aborto”, concluiu o texto.

Origem

A Marcha das Vadias surgiu no Canadá em 2011. Após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, um policial, convidado para orientar sobre segurança, afirmou que as mulheres poderiam evitar os abusos se “não se vestissem como vadias”.

A declaração gerou indignação e diversos protestos que resultaram na primeira Marcha. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.