Araucária

Maquinário e orientação técnica a criadores de peixes são oferecidos em Araucária

29_piscicultura-700x466Para incentivar o desenvolvimento das atividades rurais, a Prefeitura de Araucária oferece diversos serviços aos produtores do município. Para os que investem na criação de peixes, seja de forma comercial, para consumo ou lazer, a Secretaria de Agricultura (SMAG) disponibiliza uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira para auxiliar na construção e na manutenção de tanques.

A criação de peixes é um incremento na renda e o serviço ajuda a reduzir os custos na propriedade, segundo o responsável pelo Departamento de Piscicultura, Alcir Staidel. “Os produtores, principalmente os pequenos, aproveitam todos os recursos disponíveis e investem em mais de uma atividade. Contratar um serviço particular sairia muito caro para esses piscicultores e agricultores, pois as áreas são pequenas”, explica.

O pagamento pelos serviços da Prefeitura é feito por hora trabalhada e em produtos, que são repassados à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). Pela retroescavadeira, são 10 quilos de feijão ou 50 quilos de milho. No caso da escavadeira hidráulica, o produtor paga o frete, que é terceirizado, para transportar a máquina de uma propriedade a outra. A Prefeitura estuda comprar um caminhão prancha e, dessa forma, o pagamento passaria a ser em produtos. Ao longo de todo o ano, cada produtor rural tem direito a usar a escavadeira hidráulica no máximo durante um dia e a retroescavadeira no máximo por 10 horas.

O serviço depende das condições climáticas, mas, em média, a Prefeitura atende 30 propriedades por mês (somando o uso das duas máquinas, que nem sempre são utilizadas na mesma propriedade) e realiza principalmente melhorias nos tanques já existentes, além de dar orientações técnicas e sobre legislação ambiental e de auxiliar com o repasse de alevinos. Para solicitar os serviços, o interessado precisa ser cadastrado como produtor rural na SMAG.

Apoio técnico

Um dos produtores beneficiados com o maquinário é Sélvio Luis Resner, 28. Ele e a família moram na localidade de Capinzal e estão recebendo os serviços de uma escavadeira hidráulica para a abertura de dois tanques de peixes. A propriedade já conta com três tanques, dos quais um foi construído há cerca de três anos com o suporte dado pela Prefeitura.

Sobre o serviço, o produtor é só elogios. “Está ficando bom. Toda ajuda é bem-vinda, pois é um dinheiro que economizamos”, diz. Na propriedade eles plantam soja, trigo e milho e criam galinha e carneiro, e os peixes são para consumo e lazer da família. “A família toda se beneficia, nós e alguns parentes. Aproveitamos a água da chuva nos tanques e temos tilápia, carpa e jundiá”, conta.

SMCS Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.