Araucária

Manutenção de benefício a idosos e pessoas com deficiência depende de inscrição no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária reforça um aviso para os moradores que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar (por pessoa) inferior a ¼ do salário mínimo. Com a publicação do Decreto n° 8.805/2016, tornou-se obrigatória a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único para a manutenção e requerimento desse benefício. Ou seja, quem não possui o cadastro precisa solicitá-lo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e deve atualizá-lo regularmente.

Araucária possui 2050 beneficiários do BPC, sendo 874 idosos e 1176 pessoas com deficiência. Destas, apenas 1067 já possuem o Cadastro Único, ou seja, quase metade ainda precisa se dirigir aos CRAS e regularizar sua situação para que haja a manutenção do benefício. Documentos para fazer o Cadastro Único no caso dos beneficiários do BPC: Documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de recebimento do BPC (cartão ou extrato do cartão). Mais informações podem ser obtidas no CRAS mais próximo de sua casa.

A intenção é que a normativa permita a identificação das demandas deste público para a inclusão nos serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas. O processo de inclusão das pessoas idosas beneficiárias do BPC no Cadastro Único ocorrerá durante o ano de 2017, seguindo, preferencialmente, o mês de aniversário. Caso o aniversário já tenha passado, o cadastro deve ser feito o mais breve possível. Os beneficiários com deficiência deverão ser incluídos no Cadastro Único ao longo do ano de 2018, também conforme a data do aniversário.

É importante destacar que se esse público-alvo não tiver inscrito no Cadastro Único até os prazos estipulados ou não fizerem a atualização necessária, poderão ter a concessão do BPC suspensa. Cada atualização cadastral é válida por 24 meses.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.