Araucária

Mais 820 doses da vacina contra a Covid-19 já estão em Araucária

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estiveram no Centro de Apoio Metropolitano na manhã de domingo (24) para retirar mais um lote de vacinas contra a Covid-19. No total, foram destinadas ao município mais 820 doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório da AstraZeneca.

Na última semana Araucária já havia recebido 1.195 doses da Coronavac (após os ajustes para o atendimento dos idosos residentes em instituições). Esse novo lote irá reforçar a primeira etapa da vacinação na cidade, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde (MS) elaborou um segundo Informe Técnico do PNI.

Este documento incorporou os seguintes grupos prioritários – em percentuais compatíveis com os quantitativos recebidos a partir dos laboratórios: idosos (residentes em asilos); pessoas a partir de 18 anos com deficiência (residentes em residências Inclusivas), população indígena (que vive em aldeias) e trabalhadores da saúde.

É importante ressaltar que entre estes profissionais da saúde algumas priorizações foram estabelecidas: equipes de vacinação; trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19; demais trabalhadores de saúde.

Descentralizada

A vacinação contra a Covid-19 em Araucária tem um formato diferenciado das demais campanhas de imunização realizadas no município. Nesta primeira etapa, equipes volantes estão indo até os locais, como asilos e estabelecimentos de saúde, para aplicar as doses, de segunda a sexta-feira. Desta forma, a vacinação será extramuro, ou seja, não está sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Estas equipes são compostas por três profissionais sendo: 01 enfermeiro (a) e 02 técnicos (as) de enfermagem que receberam treinamento adequado para administrar os imunizantes. Nessa semana a vacinação ocorre de forma simultânea em três estabelecimentos de saúde.

Diariamente o Departamento de Vigilância em Saúde vai informar o número de pessoas que foram vacinadas no município. Essa informação será divulgada juntamente com o Boletim Diário de Covid-19 do município.


Estabelecimentos de saúde privados

A Secretaria de Saúde orienta a atualização do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES, se ainda não foi providenciado pelo responsável pelo serviço de saúde. É importante verificar se todos os trabalhadores vinculados estão devidamente cadastrados, inclusive equipe de apoio como administrativo e limpeza, ou se é necessário excluir algum trabalhador por não ter mais vínculo ativo. Para isso pesquise no portal cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp. Para realizar a atualização contate nisa.smsa@araucaria.pr.gov.br.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.