Brasil

Maior gasto dos brasileiros fora de casa é com cerveja, revela estudo inédito

Os campeões dos gastos quando o assunto é o que o brasileiro consome fora do lar são as categorias de Cerveja, Salgados/ Sanduíches, Refrigerantes, Suco de Frutas e Biscoitos. Os snacks estão presentes em 70% das ocasiões de consumo e bebidas em 50%. As conclusões são do Out of Home, produto que a Kantar Worldpanel acaba de lançar no Brasil, o único no país que mapeia a compra e o consumo de snacks e bebidas feitos fora do lar.

De acordo com o levantamento, 98% das pessoas consomem alimentos/bebidas quando não estão em casa, em uma frequência de quase seis dias por mês, com gasto aproximado de R$11,83 por viagem. Em 28% das ocasiões, os brasileiros consomem duas categorias conjuntamente, que geralmente são um salgado/ sanduíche junto com uma bebida.

O Out of Home confirma também a popularidade do café na padaria, prática comum entre os brasileiros, principalmente nas regiões Sul e São Paulo. O canal não é só o que mais atrai a maior quantidade de consumidores como também é o que apresenta a maior frequência de visitas. Outro dado apurado é que os mais jovens consomem mais fora de casa, no entanto, com menos gasto do que em comparação com pessoas mais velhas.

Ainda de acordo com o estudo, cada faixa etária apresenta diferenças de consumo, por exemplo, indivíduos de até 20 anos se diferenciam pelo consumo de balas, pirulitos, chicletes, sorvetes, chocolate e salgadinhos industrializados. Dos 21 aos 30 anos, biscoitos, sorvetes, doces e chocolates dominam. Já os consumidores de 31 a 40 anos de destacam pelo consumo de chocolates, sorvetes, salgados caseiros e cerveja, enquanto pessoas na faixa dos 41 a 50 anos apostam em sucos de frutas, cervejas, bebidas quentes e salgados caseiros. A partir dos 51 anos, cervejas, bebidas quentes, água e iogurtes se tornam os produtos mais consumidos.

“Em relação aos gêneros, o Out of Home revelou que os homens consomem mais café pela manhã e bebidas alcoólicas à noite, enquanto as mulheres apostam em snacks mais saudáveis no começo do dia e mais indulgentes à tarde”, afirma Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar Worldpanel, responsável pelo Out of Home.

O Out of Home coleta dados por meio de smartphones e reúne informações das sete principais regiões metropolitanas brasileiras, onde o consumo fora do lar é mais constante (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre).

Sobre Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo e oferece Inspiração em Alta Definição™, combinando monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.