Araucária

LEI ALDIR BLANC: Araucária lança editais para contratação de conteúdo artístico e cultural, oficinas e palestras

Na sexta-feira (02), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), divulgou dois editais no Diário Oficial do Município  sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural afetado pelos efeitos da pandemia, dentro do que prevê a lei federal nº 14.017/20 (lei Aldir Blanc). No edital nº 03/2020 consta o chamamento público para aquisição de conteúdo cultural. Já o edital nº 02/2020 trata-se de chamamento público para contratação de oficinas culturais e palestras sobre pesquisa e produção artística de agentes culturais da cidade. As inscrições dos interessados (pessoas físicas e jurídicas) devem ocorrer no prazo de até 20 dias da publicação dos editais, via site da Prefeitura (CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO).

Conforme o edital nº 03/2020, o conteúdo cultural terá veiculação em plataforma de streaming e mídias sociais da Prefeitura e em escolas públicas ou espaços públicos do município. Entre as atividades contempladas estão: Monólogos, Esquetes de comédias, Espetáculos, Apresentação musical, Videoclipes (pode ser uma coletânea), Contação de histórias, Conto/Crônica/Poesia e Curta-metragem. Os candidatos podem inscrever apenas um trabalho de conteúdo artísticoi e cultural autoral. O edital prevê um valor total de até R$ 128 mil para essas contrações, que serão custeadas via Lei Aldir Blanc.

Já o edital nº 02/2020 prevê a contratação de atividades formativas no modelo de oficinas culturais e palestras sobre pesquisa e produção artística de agentes culturais da cidade. As atividades ocorrerão por videoconferência ou pré-gravadas no formato de vídeo e visam estimular “o pensamento e as práticas voltadas para as artes e para a cultura”. Elas serão ofertadas a alunos, professores ou funcionários de escolas públicas do município e ao público em geral. As oficinas devem ser voltadas para as áreas de Artes Cênicas, Música, Literatura, Livro e Leitura, Artes Visuais, Expressões Culturais, Populares, Indígenas e Oriundas de Comunidades Tradicionais e Audiovisual. Este edital em questão prevê até R$ 86.500, via Lei Aldir Blanc, para garantir essas atividades. Neste edital, os proponentes podem inscrever até duas propostas, desde que uma seja oficina e a outra palestra.

Em ambos editais, entre os requisitos, estão ser maior de 18 anos e comprovar atuação na área cultural para a qual pretende ser credenciado (por meio de currículo/portfólio). Na parte de impedimentos, os editais citam, por exemplo que os responsáveis não podem ser servidores (efetivos ou comissionados) vinculados à Prefeitura de Araucária, nem cônjuge de servidor ou parente até o terceiro grau. Empregados de entidades que mantenham contrato de gestão com a Prefeitura também estão impedidos.

É muito importante que o interessado leia com atenção a todo o edital, incluindo sobre requisitos, etapas e anexos. A SMCT está à disposição para esclarecimentos e orientações sobre as inscrições por meio do e-mail leialdirblanc@araucaria.pr.gov.br .


* Edital nº 03/2020: CLIQUE AQUI

* Edital nº 02/2020: CLIQUE AQUI

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.