Araucária

Jogo de cartas é forma divertida para falar sobre drogas com adolescentes

Falar sobre os perigos das drogas com adolescentes nem sempre é algo fácil. Mas há alternativas para abordar o tema de maneira mais leve e divertida. Nesta segunda-feira (24), adolescentes do programa Adolescentro das unidades do Industrial e Tupi participaram do jogo “Tô Limpo”, um jogo de cartas que leva a refletir sobre os riscos das drogas lícitas (álcool, cigarro…) e ilícitas (maconha, cocaína…). A ação realizada com os adolescentes foi coordenada por representantes dos cursos de Psicologia e de Medicina da Universidade Positivo e contou com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

As cartas do jogo contém fotos, frases e até o nome de algumas das drogas (lícitas e ilícitas) mais comuns. Cada uma delas tem uma função específica dentro do jogo e, assim como na vida, as cartas sobre as drogas também interferem e prejudicam no jogo (ao jogador ou a um adversário). “É uma forma lúdica de conseguir conversar brincando sobre um assunto sério”, explicou o professor Raphael Henrique Castanho Di Lascio, coordenador do Curso de Psicologia. O jogo já foi aplicado a 1.200 pessoas.

Criado por um grupo de alunos e estagiários da universidade para promover a reflexão sobre as drogas como alternativa a palestras, o jogo “Tô limpo” é inspirado em um famoso jogo de cartas e vence aquele que reunir as cartas que não sejam sobre drogas, além da carta “Vida”. Os adolescentes também preenchem um formulário sobre o que sabem sobre as drogas e também sobre sua participação no jogo.

O “Tô limpo” também conta com uma cartilha para professores com informações que ajudam na reflexão sobre o tema do jogo. Araucária também recebeu a doação de alguns exemplares do “Tô limpo”.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.