Araucária

Interior de Araucária está ganhando cara nova com asfaltos

O acesso para a área rural de Araucária está cada vez melhor. São 12 trechos com processo de pavimentação em andamento, cerca de 35 km, que também estão ganhando iluminação e sinalização nova nas vias. Alguns trechos estão na fase de preparação da base, terraplanagem ou na pavimentação propriamente dita, incluindo a Av. São Casemiro I e II, Maria de Lourdes Franzoi, Campo Redondo (trecho IV), Tietê (trecho 3A e V), Estrada dos Tropeiros, Guajuvira (trecho 2A, 2B, 2C) e Independência III.

 Segundo o produtor de soja, Elcio José Dudeck, de 45 anos, morador há 20 anos do Campo Redondo, o mais perceptível é economia que está tendo com transporte. “Antes eu tinha gasto o tempo todo com pneu e suspensão do carro. Deu uma grande diferença, preciso fazer revisão com bem menos frequência”, compara.

Outra moradora do interior, dona Maria Madalena Prorok, residente no Capinzal há 50 anos, tem a agricultura como principal fonte de renda familiar e comemora a chegada do asfalto. “Plantamos vários vegetais e pela associação vendemos para a Prefeitura. Agora está muito fácil ir e vir. Criei meus 4 filhos aqui e vemos como está se modernizando. Tem ruas que ainda nem estão com asfalto e já estão com essa iluminação nova”, conta entusiasmada a aposentada.

Tânia Ciulik, uma das filhas da dona Maria, mora um pouco adiante e pôde resgatar um sonho que havia deixado de lado. Ela e seu marido tinham moto, mas deixaram de usar um tempo devido ao risco de acidente por andar por ruas esburacadas. Com as melhorias na região puderam retomar o hobbie.

Além dos moradores da região, várias pessoas têm notado a diferença e estão elogiando as mudanças, como é o caso da professora Sônia Avellar, de 46 anos. Ela é ciclista, mora no centro e vai para a área rural treinar para competições. “Nossa equipe costumava ir para Contenda para treinar, mas lá tem um fluxo grande de caminhões e acabava sendo mais perigoso. Agora além de treinar perto de casa, a região está bem iluminada e devidamente sinalizada. Está muito melhor”, avalia.

Todos esses benefícios contribuem para a valorização das propriedades e para reforçar o potencial do turismo da região, além de contribuir para o desenvolvimento de novos centros de distribuição estratégicos.

SMCS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.