Paraná

Instituto Água e Terra abre processo seletivo para 93 vagas

O Instituto Água e Terra (IAT) abre nesta terça-feira (03) 93 vagas para preenchimento por Processo Seletivo Simplificado (PSS). São 17 cargos de nível médio técnico e 76 para nível superior. As inscrições podem ser feitas das 8 horas do próximo dia 03 até 23h59 do dia 17 de novembro pelo site da Fundação FAPIPA (www.fundacaofafipa.org.br).

O Processo foi autorizado devido ao adiamento das provas presenciais do Concurso Público do órgão, previsto para o mês de maio deste ano. As provas foram adiadas, sem previsão de retorno, devido à pandemia. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

NOVAS VAGAS – De acordo com o diretor presidente do IAT, Everton Souza, os novos funcionários vão atender as demandas dos 21 Escritórios Regionais do IAT no Estado.

“Eles atuarão em ações de licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga pelo uso da água, que são grandes demandas da sociedade, especialmente do setor produtivo”, afirmou.

As vagas abertas são para os seguintes profissionais: técnico de manejo e meio ambiente (17); administrador (1); biólogo (8); engenheiro agrônomo (7); engenheiro cartógrafo (2); engenheiro civil (13); engenheiro florestal (13); engenheiro químico (13); engenheiro de pesca (2); geógrafo (3); geólogo (7); químico (4); e sociólogo (1).

Os salários variam de R$ 2.711,04, para os profissionais de nível técnico médio, a R$ 5.856,80, para os candidatos de nível superior, somando as gratificações. O contrato de trabalho é válido por 1 ano, prorrogável por mais um ano.

ISENTOS – O Processo Seletivo oferece benefícios de isenção para candidatos cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de sangue e eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição é das 8h do dia 03 às 23h59 do dia 06 de novembro.

Os requisitos exigidos para isenção da taxa estão descritos no Edital IAT nº 01/2020, que pode ser consultado nos sites da Fundação Fafipa, do IAT (www.iat.pr.gov.br) e da Sedest (www.sedest.pr.gov.br).

FRAUDE – A fim de evitar fraudes no pagamento da taxa de inscrição, o IAT alerta os candidatos a checar se os três primeiros números da linha digitável do boleto bancário iniciam com 341.  A mesma atenção deve ser ressobrada aos três últimos números, que condizem com o valor a ser pago.

Caso contrário, o candidato não deve realizar o pagamento e entrar em contato com a Fundação Fapipa através do e-mail candidato@fundacaofafipa.org.br para receber orientações.

Dúvidas e problemas durante a inscrição podem ser sanadas pelo telefone (44) 3423-7278 ou pelo e-mail acima.

O INSTITUTO – O IAT tem a missão de proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O secretário Márcio Nunes lembra que o IAT foi criado no ano passado incorporando em um único órgão três Institutos (IAP, ITCG e Águas Paraná). “Hoje, as ações de preservação e fiscalização partem de um único instituto, o IAT. Para suprir a demanda em todo o Estado, é necessário que tenhamos bons profissionais e capacidade de atendimento”, disse. “Na área ambiental, a reforma garante maior celeridade aos processos, eficácia e economia ao Estado”.

A junção dos institutos faz parte da reforma administrativa promovida pelo Governo do Estado desde o início de 2019, que reduziu a estrutura do Estado, diminuiu o número de cargos e o custeio da máquina.

BOX

Último Concurso Público do IAT foi há mais de 30 anos

Para dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente, a seleção imediata de novos profissionais se faz necessária. Já decorreram 30 anos desde a última contratação de efetivos e temporários.

Muitos servidores deixaram as funções pelos mais diversos motivos: aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, realocações, ente outros.

A situação se agravou em virtude da Pandemia da Covid-19, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

Isso levou à situação de teletrabalho os profissionais com mais de 60 anos, doenças crônicas e problemas respiratórios. Também foram dispensados todos os estagiários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná.

Por este motivo, o Concurso Público previsto para ser realizado pelo IAT neste ano (Edital SEAP nº 29/2020), foi adiado sem data prevista para acontecer. O PSS, portanto, surge como uma alternativa para suprir a carência de profissionais.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.