Araucária

Inscrições para silagem, em Araucária, começam em dezembro

Inicia dia 1º de dezembro o prazo para os produtores rurais de Araucária solicitarem os serviços de silagem ofertados pelo município. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG). Têm direito ao apoio, produtores com CAD-PRO (registro rural). Além de pecuaristas, produtores de milho que vendem o produto para agricultores também podem usufruir da assessoria.

Os serviços serão efetuados entre janeiro a maio de 2021. Fazendo a silagem – armazenamento adequado das forragens nos ´silos´- nesse período, garante-se alimento para o gado durante o ano todo. A ensiladeira é uma máquina que suga as plantas para si e as corta com auxílio de lâminas, em pedacinhos. O material processado é armazenado em uma estrutura agrícola até haver necessidade de utilização.

Para se ter uma noção, durante este ano de 2020, a Secretaria de Agricultura já prestou mais de 600 horas de serviço de silagem para cerca de 100 produtores rurais da cidade, abrangendo uma área de 50 alqueires. A maior parte dos atendidos são pequenos produtores, como o seu Anesio Mika, da região do Formigueiro.

O agricultor conta com auxílio da Patrulha Rural do município há uns 15 anos. Ele planta soja, milho, feijão, cebola e tem também algumas cabeças de gado. Este ano utilizou os serviços gratuitos ofertados pela Prefeitura de: aplicação de calcário, empréstimo de colheitadeira e de aradora. “Faz muita diferença, se não fosse a colheitadeira do município eu plantaria apenas soja. Se vamos alugar uma máquina particular dessa, o investimento teria que ser de uns R$300,00 por hora, o que dificultaria nosso trabalho”, relata.

Patrulha Rural
A silagem é apenas um dos auxílios que a Prefeitura oferece ao pequeno produtor rural de Araucária, por meio da Patrulha Rural. O programa presta também serviços de preparo de solo e colheita. Os produtores fazem um cadastro e agendam o serviço. Na data agendada a máquina realiza o serviço na propriedade.

SMAG
End: Rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67 – Bairro: Porto das Laranjeiras.
Atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone (41) 3614-7530

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.