Araucária

Idosos de Araucária ganham novo centro ‘Dia Idoso’

A quinta-feira (1°) foi um dia de festa para a terceira idade de Araucária. Isso porque foi inaugurado e entregue para a comunidade o Centro Dia Idoso, um serviço que atenderá os idosos do município e que funcionará de maneira multidisciplinar, com atuação de equipes de assistência social, de serviços que integram a política de saúde (nutricionista, médico, psicólogo) e da área de  esporte.

Tudo isso pensando na promoção da qualidade de vida, interação social e lazer, enfatizando o respeito que essa parcela da população merece. O prédio fica localizado na Av. Nossa Senhora dos Remédios, n°1073 – Fazenda Velha (próximo ao Centro Social Urbano – CSU).

O prefeito Olizandro Ferreira foi verificar como ficou a obra e aproveitou para saudar os idosos pelo Dia Nacional do Idoso. Ressaltou que o dia era de festa. “Lembro bem quando em 2006 fui para Brasília para conseguir recursos federais para construir essa obra, que permaneceu inacabada na administração anterior. E mesmo com dificuldades nessa gestão decidi investir dinheiro municipal para terminá-la e o projeto ficou melhor até que o inicial”, comenta Olizandro.

De acordo com o prefeito, seria uma obrigação todos os administradores lembrarem dessa parcela da população que ajuda a construir a história desse país. Representando os idosos, o presidente do conselho da categoria, Juan Furtado de Lacerda agradeceu o novo prédio oferecido à terceira idade. “É com muita alegria e satisfação que estamos reunidos hoje nesse centro. Esse espaço aqui é do idoso, é nosso. Agradeço o prefeito que sempre nos apoiou e está junto conosco, assim como o Conselho do Idoso e a Comissão de Fiscalização da Obra”, diz.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, um esforço de uma equipe muito grande foi feito para que a obra fosse finalizada. “Agora sim foi terminada como os idosos merecem, com respeito por vocês e que poderá ser bem aproveitada. Hoje além do Dia do Idoso também é dia de Santa Terezinha e eu, como devota, acredito que ela irá abençoar esse local”, complementa a secretária.

Histórico

A estrutura existente do Centro Dia Idoso foi construída em 2011/2012, porém quando foi entregue na gestão anterior, não possuía as condições necessárias para uso dos idosos, já que a parte externa da construção não havia sido feita, não tinha calçada, pavimentação, drenagem, ligação final de esgoto e não possuía plataforma elevatória.

Além de proporcionar itens essenciais para o funcionamento do serviço no local, a administração municipal ainda pensou em complementar a obra para proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do centro e foi construída uma quadra coberta poliesportiva, cancha de bocha e academia ao ar livre. Foram realizados também reparos internos como: revisão elétrica, revisão hidráulica, reposição de vidros quebrados e pisos danificados, revisão das portas e telhado.

A conclusão da obra do Centro Dia Idoso foi totalmente realizada com recurso próprio da Prefeitura, um investimento de R$ 608.840,55. A obra anterior do prédio, que foi inaugurada em 2012 sem condições de uso, foi feita com recurso do governo Federal, custando R$ 2.439.784,64.

Atividades que eram realizadas no Centro de Convivência e que agora serão realizadas no Centro Dia:

  • Escolarização Jovens e Adultos

  • Oficina de Informática

  • Oficina de Artesanato

  • Oficinas de Dança (Sênior/Cigana/Sentada)

  • Jogos de Raciocínio

  • Atividade Física (ginástica)

  • Educação Física (jogos coletivos adaptados)

  • Roda de Viola

  • Apoio da equipe de enfermagem aos idosos

  • Serviço Social

  • Outros eventos (almoço – mês do idoso / baile de tradições gaúchas / concurso Mais Belo Idoso – Idosa / Dia da Mulher / Dia das Mães / Carnaval / festa junina / Dia dos Pais / Outubro Rosa / bingo / atividades de Natal)

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.