ParanáPolítica

Ibope registra primeira pesquisa eleitoral do ano no Paraná

A primeira pesquisa eleitoral do ano para medir intenções de voto em pré-candidatos ao governo do Paraná foi registrada nesta semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado pode ser divulgado a partir de segunda-feira (9). O levantamento realizado pelo Ibope foi contratado pela Rádio CBN Cascavel a um custo de R$ 94,7 mil.

O questionário da pesquisa apresenta os nomes de Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Osmar Dias (PDT) e Ratinho Junior (PSD). Os nomes do senador Roberto Requião (PMDB) e do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede), também pré-candidatos, ficaram de fora da sondagem.

Desde terça-feira (3), os eleitores entrevistados são questionados sobre a intenção de voto de forma espontânea e estimulada, em primeiro e segundo turno. O questionário também inclui perguntas sobre as áreas do Paraná que enfrentam mais problemas, como segurança, saúde, educação, habitação, meio ambiente, impostos, estradas e outras. (Veja a o questionário na íntegra)

Pesquisa sem registro

Todas as pesquisas eleitorais realizadas a partir de 1º de janeiro de 2018 sobre o pleito de outubro devem ser registradas, de acordo com resolução do TSE.

No ano passado, a última pesquisa sem registro divulgada no Estado, 10 meses antes das eleições, foi realizada entre os dias 9 e 16 de dezembro pela Radar Inteligência.

Foram entrevistadas 1.199 pessoas em 45 cidades do Estado. Nessa pesquisa, Ratinho Junior aparece na preferência dos eleitores paranaenses para assumir o Palácio Iguaçu. O instituto fez simulações com e sem o senador Roberto Requião (PMDB), que terá o mandato encerrado neste ano.

Com Requião, Ratinho Junior aparecia em primeiro com 35,6% das intenções de voto, seguido por Osmar Dias, com 23,3% e Requião, com 15,4%. Em quarto lugar aparecia Cida Borghetti, com 3,3% e depois o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), que desistiu de concorrer neste ano, com 2,5%.

Na sondagem sem Requião, Ratinho seguia na frente, porém com distância menor para Osmar. Ratinho ficaria com 38,9%, e Osmar com 31,3%. A distância cai de 12,3% para 7,6%. Os que não sabem ou não opinaram também saltam de 16,9% para 23%. Em um possível 2º turno enfrentando Osmar Dias, Ratinho teria 44,6% contra 36,5% – 18,9% não sabem ou não opinaram. A margem de erro das pesquisas é de 2,9%, para mais ou para menos.

 BEM PARANÁ

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.