Araucária

Hospital de Araucária recebe certificado por êxito em ações de higienização das mãos

unnamedO Hospital Municipal de Araucária (HMA), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), acaba de receber o certificado de participação do projeto “Mãos Limpas, Paciente Seguro”, concedido pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná aos hospitais que realizaram com êxito as ações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação à importância da higienização das mãos.

Para conquista desta certificação, a equipe do controle de infecção hospitalar do HMA realizou treinamentos e orientações à equipe, monitorou o consumo de sabão e álcool gel, analisou os indicadores de infecção hospitalar e ainda avaliou a necessidade de adaptações na estrutura física, tudo isso com o objetivo de facilitar e incentivar a higienização das mãos. Como piloto neste projeto, foi escolhida a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, setor mais propenso à infecção hospitalar, mas, algumas ações também foram estendidas aos demais setores assistenciais do hospital e o objetivo é implantar o projeto em todas as unidades de atendimento.

A participação no programa foi voluntária e, ao todo, apenas 31 hospitais no Estado foram certificados, incluindo o HMA. O certificado foi entregue para a Coordenadora de Enfermagem, Rose xxx e para a Enfermeira Supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Elizana Silva, durante cerimônia realizada na manhã do dia 1°, que contou com a participação de representantes dos hospitais participantes e membros da Secretaria de Saúde do Estado.

Sobre o projeto

Em 2006, a OMS lançou o desafio global “Uma Assistência Limpa é uma Assistência Mais Segura”, que instigava as entidades de saúde a promoverem estratégias para conscientização e engajamento dos profissionais sobre a importância da higienização das mãos. Desde então, instituições de saúde em todo o mundo vêm implantando programas e promovendo ações a fim de conscientizar os profissionais de saúde acerca da necessidade de higienizar as mãos corretamente antes e depois do contato com o paciente.

Assessoria para Araucária no Ar

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.