Araucária

Hospital de Araucária comemora 7 anos com festa para primeira criança nascida no local

Por Aécio Novitski

 

Há sete anos, no dia 7 setembro de 2008, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) abria as portas e realizava seus primeiros atendimentos à população da cidade. O então novo hospital, um dos mais modernos e bem equipados da região com atendimento exclusivamente através do SUS, foi um dos maiores empreendimentos da gestão municipal e um sonho da população que se tornava realidade.

Desde sua inauguração até agora, o hospital registrou mais de 930 mil atendimentos, entre partos, consultas, internações, cirurgias e exames. Só na obstetrícia, um dos setores com maior fluxo de atendimento, já foram realizados quase 13 mil partos, o que representa uma média de aproximadamente 1.800 nascimentos por ano.

Com o atendimento do HMA, todos estes pacientes tiveram a facilidade e comodidade de poderem ser atendidos dentro do próprio município. Antes, muitos pacientes eram encaminhados para Curitiba ou outros municípios da região para conseguirem atendimentos hospitalares simples ou realizarem exames. Atualmente, somente casos de alta complexidade são encaminhados para hospitais de referência fora de Araucária.

Por isso, o HMA tem importância fundamental no sistema de saúde pública de Araucária, servindo de referência para as unidades básicas de saúde, UPA e Pronto Socorro Infantil, na maioria dos casos que demandam internação e cirurgia. Além disso, ainda atende boa parte da demanda dos pacientes socorridos pelo SAMU e SIATE em toda a região.

Estruturado com 99 leitos de internação, 2 UTIs (adulta e neopediátrica), 2 centros cirúrgicos (geral e obstétrico), central de exames de imagens, pronto socorro e pronto socorro obstétrico, o HMA oferece atendimento em 15 especialidades médicas e realiza 17 diferentes tipos de exames diagnósticos, para pacientes internados e externos.

Na manhã desta  quarta feira (09), foi realizado o corte do bolo comemorativo aos 7 anos do hospital e também do nascimento da primeira criança na instituição. O evento contou com a participação da imprensa local e autoridades municipais.

Desde novembro de 2014, o hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), entidade filantrópica sem fins lucrativos, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem implantando um modelo de gestão que preza pela qualidade e humanização do atendimento.

 

Colaboração – Fagner Lopes / HMA – Fotos: Aécio Novitski

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.