Paraná

Guarda Municipal de Curitiba abre concurso para 400 vagas

foto-02-GCM-CuritibaNesta sexta-feira (17), a Guarda Municipal de Curitiba divulgou o edital para o concurso público, abrindo mais 400 vagas para a instituição, nível médio. O concurso será realizado no dia 21 de junho e as inscrições já estão abertas. Com a abertura de novas vagas, o número de guardas nas ruas passar de 1.452 para 1.852, garantindo mais segurança para a cidade.

Vendo que o edital está aberto, muitas pessoas se interessam pela oportunidade, sem conhecer completamente quais são as atividades de um guarda municipal. Segundo o Inspetor José Carlos Felipos Costa, que coordena o Centro de Operações da Guarda Municipal de Curitiba, a remuneração é sempre o que mais atrai os candidatos de nível médio. “Hoje, de acordo com a nova lei, o salário inicial para nível médio é de R$ 1.575,20, mais a gratificação de 50% pelas atividades específicas em função do cargo”, explica Felipos. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Os servidores trabalham sob um regime de escala e é feito pagamento de hora extra. Além disso, os guardas têm direito a plano de saúde, isenção de passagem em transporte coletivo e ajuda na alimentação quando estiverem trabalhando em regime de escala.

Mas, além da remuneração atraente, as possibilidades de plano de carreira, desconhecidos por muitas pessoas, são um grande diferencial na hora de decidir tentar uma vaga. “O crescimento por níveis será por tempo de serviço, valorizando a carreira do servidor. Para os guardas municipais, o salário pode chegar a R$6.289,00, isso sem contar as progressões na carreira, passando por supervisor e, posteriormente, a inspetor. Constitucionalmente, a lei ainda prevê auxílio-transporte, gratificações e adicionais. O crescimento para os cargos é independente do nível, obedecendo a ordem hierárquica e de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas” conta o inspetor, que ressalta como um dos grandes pontos positivos da carreira a estabilidade, além de prestar um grande serviço à cidade e a população. “Ser um guarda municipal é uma boa opção, consegue seguir carreira estável, ajudando a comunidade e assegurando reforço no policiamento”, analisa.

Para este concurso, a expectativa é que a disputa por uma vaga seja bem acirrada. Em 2003, quando houve o último concurso realizado para a instituição, mais de cinco mil candidatos fizeram a prova, para preencher as 400 vagas disponíveis. Para 2015, a relação candidato vaga deve ser ainda maior, segundo Gabriela Schellenberg Pedro Bom Kaled, coordenadora do Approvi Cursos Preparatórios, que já percebeu um aumento considerável na procura do curso preparatório para a prova. “Há vários meses, recebemos contato de pessoas interessadas na preparação para o concurso da Guarda Municipal, mesmo antes da abertura do edital. Agora, após a sua publicação, a procura tende a aumentar consideravelmente”, explica Gabriela. Para ela, a grande procura pelo preparatório é sinal de que, neste ano, a disputa será acirrada. “A carreira na Guarda Municipal atrai muitos interessados, seja pela remuneração, seja pela estabilidade que o serviço público proporciona, ou até mesmo pelo desejo de defender o patrimônio público municipal e servir à população”, declara.

Neste ano, a prova contará com 15 questões de legislações, 10 questões sobre fatos sociais, econômicos e políticos de 2014 e 2015, cinco questões de Língua Portuguesa, cinco questões de Matemática e cinco questões História e Geografia de Curitiba.

Para se candidatar, é necessário ter o nível médio completo, idade superior a 18 anos e até 69 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estar em dia com as obrigações militares e a Justiça Eleitoral. Tanto homens quanto mulheres, podem participar do processo seletivo.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Um Comentário

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é exclusiva de seus autores. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.