AraucáriaPolícia

Guarda Ambiental completa seis meses em Araucária

A Guarda Ambiental de Araucária foi lançada no aniversário do município, dia 11 de fevereiro deste ano e completou seis meses de existência. O novo departamento, que soma esforços da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Segurança, tem sido responsável pela intensificação das operações de segurança na área rural, ações de fiscalização e licenciamento ambiental, atendimento a denúncias de maus tratos de animais, assim como de desmatamento e descarte de resíduo sólido em local irregular.

Onze guardas municipais integram a equipe e participaram de uma capacitação para entender como funcionam as questões ambientais e legislação envolvida para dessa maneira orientar a comunidade e colaborar com ações de proteção ambiental. “Tem sido bem produtiva nossa atuação. Temos tido em média 5 ou 6 ações efetivas por semana. Lembrando que o nosso patrulhamento para garantir segurança ao colono tem sido constante. Eles têm sido nossos parceiros, têm ligado bastante para o 153 e passar informações”, comenta o coordenador da Guarda Ambiental, Souza.

Desde o início da execução dos trabalhos foram diversos animais vítimas de maus tratos ou mantidos clandestinamente que foram recuperados pela equipe. Mais de 50 pássaros foram apreendidos, alguns foram soltos e devolvidos ao meio ambiente e outros precisaram ser encaminhados ao Instituto Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

O primeiro pedido de encaminhamento ao Cetas inclusive rendeu o retorno do convênio da PUC com todo o estado, que permitiu que os outros municípios do Paraná fossem beneficiados. “Através de uma ação da Guarda Ambiental de Araucária fizemos uma questão que estava travada voltar a andar no Paraná. A equipe está de parabéns, esse trabalho vai um pouco além do policiamento de rua, diferente das atribuições que tinham como guardas comuns, tiveram que aprender sobre a parte burocrática das questões ambientais e que está sendo aplicada não apenas de maneira punitiva, mas educativa também”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei de Souza.

A Secretária Municipal de Segurança Pública, ten. Cel. Rita Aparecida de Oliveira, também elogia a atuação que tem sido feita nos primeiros meses de trabalho do grupo. “É uma honra, um orgulho ter uma Guarda Ambiental. Até onde eu sei, o nosso município de Araucária é o único no estado com esse equipamento. A equipe tem sido referência para outras guardas e não posso deixar de agradecer o prefeito Olizandro que está acreditando e possibilitando que isso aconteça”, comenta.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.