Araucária

GREVE: Petrobras a Fafen paraliza atividades em Araucária; MST está no local apoiando a greve

Petroleiros do Paraná e Santa Catarina aderiram à greve nacional da categoria contra o desmonte da Petrobrás. O movimento iniciou oficialmente a zero hora desta segunda-feira (02) e paralisa unidades da empresa em todo território nacional. Os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, cortaram a rendição do turno e estão mobilizados no entorno da indústria. O mesmo acontece na Usina do Xisto, em São Mateus do Sul.

 

O Sindipetro PR e SC constatou que trabalhadores estão sendo mantidos em cárcere privado para continuar as operações das unidades, apesar de um abaixo-assinado manifestar o interesse da maioria em participar da greve.

 

A luta dos trabalhadores foi motivada pela revisão do Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2015 – 2019, no qual estão previstos desinvestimentos e vendas de ativos que juntos somam aproximadamente US$ 140 bilhões. A categoria exige a manutenção da Petrobrás como uma empresa integrada e indutora do desenvolvimento social e econômico do país.

 

As reivindicações dos petroleiros apontam para outros rumos daqueles traçados no PNG, tais como a suspensão da venda dos ativos e a conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), da Refinaria Abreu e Lima (PE) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Mato Grosso do Sul (Fafen-MS). A preservação da política de conteúdo nacional, que fomenta a construção de navios e plataformas no Brasil, e a garantia de que as riquezas do pré-sal sejam exploradas pela Petrobrás evidenciam que a luta dos petroleiros transcende o caráter corporativo. A soberania nacional neste setor estratégico é o foco do movimento.

 

Ainda na pauta de reivindicações apresentada à empresa, a categoria pleiteia a uma nova política de saúde e segurança que garanta o direito à vida e rompa com o atual modelo de gestão que já matou 19 trabalhadores apenas neste ano, bem como a recomposição dos efetivos e a preservação de todos os direitos conquistados pelos trabalhadores nos últimos anos.

(Fotos: Lysa Bissoni)

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.