Paraná

Greve no transporte coletivo de Curitiba e região é cancelada

onibusMotoristas e cobradores do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana desmarcaram o indicativo de greve após uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) na tarde desta quinta-feira (18). Membros do Sindimoc, que representa a categoria, se reuniram por pouco mais de uma hora com representantes das empresas do transporte público, para negociar com as empresas a readmissão dos oito sindicalistas demitidos.

Segundo o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a greve foi cancelada. “Atingimos nosso objetivo que era a garantia que nenhum dirigente sindical será mandado embora até o próximo dia 29, quando teremos mais uma reunião”, afirma.

O indicativo de greve tinha sido aprovado em assembleias de motoristas e cobradores em 17 garagens de empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba após o sindicato denunciar que oito funcionários, eleitos dirigentes sindicais, foram demitidos sem justa causa nos últimos meses e a paralisação seria um protesto contra o assédio moral.

Uma nova reunião no MPT está marcada para o dia 29 de junho para que o impasse entre empresas e funcionários seja resolvido sem prejudicar o transporte. Também como parte do acordo, foi criado um procedimento por parte do MPT, chamado Promo (Procedimento Promocional). Esse procedimento é voltado a resolução de conflitos, sendo aberto por iniciativa dos procuradores do Trabalho. Fica permanentemente aberto e deve servir para tratar todos os pontos de conflito entre trabalhadores e empresas do setor.

Nesse procedimento os trabalhadores, por meio do Sindimoc, podem fazer denúncias de problemas, iniciando imediatamente pela demissão irregular dos dirigentes sindicais, e elas terão que ser resolvidas. “Colocamos os empresários na mesa de negociação. Até então, eles não atendiam o sindicato. Agora estão comprometidos com essa agenda permanente de negociação, até a solução do problema”, disse Anderson Teixeira.

Na reunião, representantes dos empresários também se comprometeram a suspender qualquer nova demissão de dirigente sindical durante as conversações.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.