Paraná

Greca sanciona nesta sexta lei que proíbe fogos de artifício com barulho em Curitiba

O prefeito Rafael Greca sanciona nesta sexta-feira (20) a lei que restringe a queima, a soltura e o manuseio de fogos de artifício em Curitiba. A principal mudança é a proibição do uso de fogos de artifício com efeitos sonoros. Os artefatos luminosos seguem permitidos na cidade.

Aprovado por 31 votos favoráveis e apenas dois contrários, o projeto da vereadora Fabiane Rosa (DC) visa principalmente a proteção de animais, que são os mais afetados com os artefatos. “Como é de conhecimento de todos, os ruídos e a conturbação causada pela emissão dos fogos de artifícios são extremamente danosos à fauna, sobremaneira à fauna silvestre que habita as cidades, mormente os animais considerados domésticos e domesticados, como cães e gatos. Há relatos sobre grandes bandos de aves que perdem a referência com os estouros dos artefatos pirotécnicos. E até mesmo com as luzes emitidas durante os espetáculos, que tem se caracterizado por implementos excessivos e cada vez mais agressivos e em locais inadequados. Os animais domésticos chegam a óbito por sustos e medo desenvolvido pela ação descabida e sem limite da população humana”, diz a justificativa.

Com a sanção, a lei entrará em vigor em um ano. Logo, para o Ano Novo de 2019 para 2020, os fogos ainda estarão liberados.

A assinatura da lei será feita durante a manhã, na Prefeitura de Curitiba.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.