Brasil

Graça Foster e toda a diretoria deixam a Petrobras em março

graça-foster

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com a presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta terça-feira (3), e reafirmou o acordo de que Graça e todos os diretores da Petrobras deixarão os cargos em março, logo depois a reunião do Conselho de Administração da empresa onde será apresentado o balanço financeiro referente a 2014.

Após o encontro no Planalto, já no aeroporto de Brasília, Graça foi lacônica ao embarcar de volta para o Rio. “A reunião foi boa, como sempre”, afirmou. Indagada se estava deixando a estatal, não respondeu e apenas sorriu.

Perda bilionária

A cifra de R$ 88 bilhões de perdas anunciada semana passada levou Dilma Rousseff a admitir pela primeira vez a auxiliares que a saída de Graça da presidência da Petrobras é inevitável. O problema agora é o momento em que anunciará a decisão. De acordo com interlocutores da presidente, há grande pressão do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para que a saída seja imediata, mas Dilma ainda reluta pela falta de um nome compatível com o cargo:

“Não está se falando do ministério dos Portos, mas da maior empresa do país”, justificou um ministro.

Dilma vinha resistindo à ideia de tirar Graça do cargo. Na semana passada, no entanto, em reunião do conselho político, no Palácio da Alvorada, Dilma sinalizou que havia mudado de opinião. Mercadante passou então a agir para apressar a saída de Graça, apesar da cautela da presidente, que não quer deixar a estatal sem comando. Além da pressão de Lula, de Mercadante e de parte da equipe econômica, Graça vem pedindo sistematicamente a Dilma para sair do comando da estatal.

“Limpando a cena do crime”

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira que a manutenção de Graça Foster na presidência da Petrobras foi útil, até o momento, para que a presidente Dilma Rousseff pudesse se “anistiar de suas responsabilidades”.

“Certamente ser amigo da presidente da República, hoje, é muito pior do que seu adversário. O que ela fez com a presidente Graça Foster não se faz com um inimigo”, disse o tucano. “Permitiu que assumisse um desgaste enorme nesse último período, como isso pudesse defendê-la, ou anistiá-la das suas responsabilidades. E no momento em que fica insustentável a presença da Graça Foster, ela anuncia ou pelo menos sinaliza com a sua saída”.

Na avaliação do senador, Foster permaneceu no comando da estatal para “tentar limpar a cena do crime”.

CPI mista

A oposição iniciou a coleta de assinaturas para instalar uma nova CPI mista (com deputados e senadores) para investigar a estatal. Aécio disse que a comissão de inquérito é necessária para fazer uma ampla investigação do esquema de corrupção na estatal.

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que Graça deveria ter se afastado do comando da Petrobras desde as primeiras denúncias de corrupção. “Não digo que ela é culpada, não sei o seu grau de responsabilidade. Mas o ideal é trocar toda a diretoria e colocar gente profissional”, afirmou.

Protesto

Cerca de 50 pessoas estiveram na tarde desta terça na frente do prédio onde mora a presidente da Petrobras, Graça Foster, em Copacabana, no Rio. Os manifestantes cobravam a demissão da executiva e sua responsabilização pelas irregularidades cometidas na empresa.

Com panelas e cartazes, o grupo se mobilizou pela internet. Seus integrantes disseram não ter ligações com partidos políticos e entidades organizadas. Em discursos feitos na calçada do edifício, na rua Bolivar, manifestantes criticaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT e pediram o impeachment de Dilma Rousseff.

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.