EducaçãoParaná

Governo realiza super aula de Educação Financeira, agora ofertada no ensino médio

O Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira (6) uma super aula deEducação Financeira, novo componente curricular da rede pública estadual. Com a missão de criar uma nova geração que saiba administrar melhor seus recursos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte colocou o tema na matriz curricular do Ensino Médio no início deste ano letivo. Com uma aula semanal para cada série, a disciplina chega a quase 400 mil estudantes de 10 mil turmas.

A super aula marcou o Dia Nacional da Matemática e foi acompanhada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo vice-governador Darci Piana e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder. Também contou com a participação do fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol; do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana; da professora da rede estadual Ana Paula Heerdt; e do aluno da rede Laerison Rosa.

O governador Ratinho Junior afirmou que a disciplina vai ajudar os jovens a organizar as finanças e contribuir com o planejamento do orçamento familiar. “Somos o primeiro estado do Brasil que coloca a Educação Financeira no currículo escolar, dentro da nossa proposta de modernizar a educação paranaense”, disse. “Queremos ensinar aos nossos jovens a lidarem com o dinheiro, a se estruturarem, aprender a ser bons empresários ou empreendedores e que tenham o conhecimento da questão financeira para tocar o dia a dia”.

“Muitas famílias acabam se endividando porque os pais não tiveram a oportunidade, quando jovens, de entender como lidar com o dinheiro, quanto gastar com aluguel, como se calcula uma compra a prestação, o que se pode gastar com coisas supérfluas”, disse o governador. “Ensinar isso aos jovens é formar uma nova geração de paranaenses que vai crescer com essa habilidade de lidar com o dinheiro de forma organizada. As dívidas desestruturam a base familiar. Se a nova geração aprender a mexer com finanças, teremos jovens mais felizes e estruturados”.

O secretário Renato Feder explicou que as equipes da Secretaria da Educação elaboraram os materiais didáticos e vídeos para as aulas, que são ministradas por professores de Matemática que foram capacitados para a disciplina. “O objetivo é melhorar a relação com o dinheiro. Os professores falam de orçamento, para os alunos não se endividarem, como aplicar o seu dinheiro e também conceitos básicos da economia, como empreendedorismo e cooperativismo”, disse.

“São conceitos que vão ajudar tanto os estudantes como as suas famílias. O aluno se envolve no orçamento familiar, aprende a elaborar um currículo para poder arranjar emprego, a calcular os gastos e os lucros, caso se torne um empreendedor”, explicou Feder. “São aulas totalmente relacionadas à vida próxima e futura dos alunos”.

FERRAMENTA ESSENCIAL –A Matemática, na prática, serve como uma ferramenta para a Educação Financeira, pois elementos como percentagem, funções, frações, gráficos, tabelas, números reais e juros simples e compostos são aplicados em situações cotidianas, com o objetivo de desenvolver hábitos e comportamentos conscientes, impactando diretamente no planejamento financeiro da vida individual e familiar.

“Talvez os alunos não tenham essa percepção, mas a Matemática é fundamental para todos nós. Conhecer os conceitos básicos da Matemática é tão importante quanto a alfabetização, é um componente de cidadania”, afirmou o presidente do IMPA, Marcelo Viana.

“Por isso essa iniciativa do Paraná é tão importante. O conhecimento em Matemática também é uma via de progressão social, com carreiras importantes que podem ajudar os jovens a alcançar uma vida confortável, o que pode ser feito em uma série de áreas e atividades econômicas em que a matemática é condição para o sucesso”, disse.

Professora de Educação Financeira no Núcleo Estadual de Educação (NRE) de Ivaiporã, Ana Paula Heerdt contou que as aulas já estão fazendo a diferença na vida dos estudantes e de suas famílias, que começaram a planejar o orçamento a partir de uma tabela apresentada em sala de aula para anotar os ganhos e gastos mensais.

“Agora que os alunos sabem fazer o seu planejamento, já podem passar isso para a família, para conseguir melhores resultados. Essa nova disciplina traz para vida deles novos objetivos, novas metas e mais conhecimento”, disse.

NOVA GERAÇÃO – Guilherme Benchimol, da XP Investimentos, destacou a necessidade de criar uma nova geração que esteja em dia com suas finanças e saiba aplicar melhor os seus recursos. “É um trabalho incrível que vem sendo feito no Paraná. Lidar bem com o dinheiro, conseguir ter uma independência financeira, é sinônimo de liberdade, e para alcançar essa liberdade é preciso ter um plano e conhecer suas finanças”, afirmou.

ENDIVIDAMENTO – Uma mudança que se mostra importante, uma vez que a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostrou que o percentual de famílias endividadas chegou a 90,5% em março – o maior nível desde janeiro do ano passado e o maior para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010.

Desses paranaenses endividados, 25,2% estavam com contas atrasadas e 10,2% sem condições de quitar as dívidas. O cartão de crédito, por exemplo, era o responsável por 74,3% do total do endividamento, seguido do financiamento imobiliário (11%) e do financiamento de veículos (9,2%).

As vantagens e desvantagens do uso do crédito e as dívidas fazem parte da organização curricular, bem como a relação da sociedade e consumo, reorganização da vida financeira, aprender a poupar e investir, além de abordar o mercado de trabalho, o empreendedorismo e o cooperativismo.

PRESENÇAS – Também acompanharam a super aula o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; e o deputado estadual Gugu Bueno, vice-líder do Governo na Assembleia e vice-presidente da Comissão de Educação.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.