Paraná

Governo confirma faltas e abertura de processos contra diretores

4010826_x360Em reunião realizada nesta sexta-feira (29 de maio) entre a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres e os chefes de Núcleos Regionais de Educação ficou decidido, além da confirmação do lançamento das faltas, que a partir de segunda-feira (1º de junho) os diretores que não enviaram os relatórios com as faltas ou trancaram as escolas e impediram a entrada de alunos e professores serão convocados para apresentar esses dados aos Núcleos. Diversos processos administrativos já foram abertos em casos de insubordinação grave.

A secretária confirmou que já aceitou, e continuará aceitando, os comunicados de diretores que colocaram os cargos à disposição. Em Curitiba já foram registrados vários. Esses diretores serão substituídos. “O termo de responsabilidade implica em entregar toda a documentação relativa à gestão”, disse a professora Ana Seres.

Ela destacou, ainda, que todos os 32 Núcleos terão autonomia para reorganizar e homologar os calendários escolares em cada região, conforme a realidade local e o número de escolas que funcionaram ou permaneceram fechadas. “Cada ação vai ter uma metodologia diferente, conforme o Núcleo”, esclareceu.

Devido a ocupação dos NREs pelos mobilizadores da paralisação, os chefes de Núcleo relataram diversos prejuízos ao trabalho nos últimos dias, como no recadastramento de aposentados, vistorias para obras, censo escolar e andamento de requisições para exames médicos.

Cerca de 200 pessoas ficaram sem pagamento este mês por causa disso, e só poderão receber quando o trabalho nos Núcleos voltar ao normal. Nesta tarde, a maior parte dos NREs foi desocupada.

A Secretaria da Educação está calculando os prejuízos com a greve dos professores, que incluem a merenda e o transporte escolar. Mas, por enquanto, os danos não podem ser totalmente quantificados.

Confira a lista de deliberações da reunião na Secretaria da Educação:

1 – Manutenção do lançamento das faltas

2 – Secretaria da Educação vai aceitar a troca de diretores que colocaram os cargos à disposição

3 – A partir de segunda-feira, os diretores que trancaram as escolas ou não entregaram os relatórios de frequência serão chamados para regularização da situação, ou haverá abertura de processo administrativo

4 – Será feito o chamamento de pais e a convocação de alunos para as salas de aula

5 – Autonomia dos Núcleos Regionais de Educação para reorganizar e homologar os calendários escolares

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.